Opinião – Passo a Passos

Posted by
Miguel Almeida

Miguel Almeida

Pedro Passos Coelho foi reeleito com o melhor resultado dos três actos eleitorais em que foi candidato único. É manifesto que um único candidato esvazia umas eleições, mas ainda assim, e apesar de ser a quarta vez que Passos é o escolhido, a participação da militância foi surpreendente.

Passos tem o partido com ele, mas tem de saber ouvir o congresso e provocar a discussão interna. O partido precisa de ultrapassar em definitivo o trauma de ter sido apeado do poder por uma maioria de esquerda, reinventando-se, mudando de discurso e de rostos. Cedo ou tarde, os portugueses voltarão a ter de escolher um governo, e nessa altura o PSD tem de ser um farol de esperança e não um muro de lamentações.

Pode, mas não deve

A ex-ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, vai ser administradora não-executiva da Arrow Global, uma empresa de angariação e recuperação de dívida pública e privada. Ou seja, a ex-ministra não encontra nenhuma incompatibilidade em colaborar com uma empresa que labora na área que tutelou até há pouco mais de três meses.

Do ponto de vista legal pode, mas não deve. É eticamente reprovável e politicamente desastroso. Mas que este lamentável episódio não justifique uma onda de hipocrisia como tenho visto por aí, em que tudo se confunde.

Criem-se regras claras, mas sem ceder a modas populistas.

One Comment

  1. Zé da Gândara says:

    Sôdôtôr, parece que o seu partido já se rendeu às virtudes do Modelo Democrático da República Popular Democrática da Coreia (vulgo Coreia do Norte), daí que o Steps Bunny tenha conseguido um resultado Norte-Coreano… Parabéns pelo pragmatismo da liderança do seu partido! Com a recente deriva rumo à "Social Democracia" encetada pelo Steps Bunny, não tarda, estaremos a rumar do Socialismo ao Comunismo e nessa altura, não me surpreenderá que a elite dirigente do seu partido (e porque não também o Sôdôtôr, um verdadeiro príncipe da política Figueirense, Distrital e estrela-cadente Nacional) venha a público referir que é comunista desde pequenina!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.