Luto nos concelhos de destino dos portugueses mortos no acidente em França

Posted by
Spread the love
FOTO PHILIPPE BIGARD

FOTO PHILIPPE BIGARD

Eram de concelhos dos distritos de Viseu, Aveiro, Guarda e Leiria, os doze emigrantes portugueses que morreram na madrugada de ontem em França, em consequência do despiste da viatura em que eram transportados, com destino a Coimbra, onde depois seguiriam, cada um, o seu caminho.

Sernancelhe, Cinfães, Travanca, Oliveira de Azeméis, Arouca, Castelo de Paiva, Trancoso e Pombal eram os concelhos de destino daquela viagem, projetada para rever amigos e familiares na Páscoa.

Perante a tragédia, o presidente da Câmara de Pombal foi um dos vários autarcas que reagiu: Diogo Mateus, lamentou a morte de uma mulher, natural do concelho, vítima da colisão, entre a carrinha que seguia e um veículo pesado, perto de Lyon, em França. Diogo Mateus disse que “a perda de uma pessoa é sempre uma consternação e, ainda mais, num momento em que viaja para estar com a família, numa época como esta”, adiantou, considerando ser triste para os entes “estar à espera de alguém de quem se gosta muito” e receber a notícia da sua morte.

O autarca garantiu que o “município vai acompanhar a dor da família e saber mais informações”, disponibilizando-se para “mobilizar os meios que forem necessários, complementando aqueles que as autoridades já oferecem”.

Fonte do Governo português confirmou a identidade das 12 vítimas mortais do acidente ocorrido perto de Lyon, França. Os 12 portugueses, tinham idades entre os sete e os 63 anos. O único sobrevivente dos 13 passageiros da carrinha é o condutor, um jovem de 19 anos, também português, que foi hospitalizado em estado de choque.

O procurador público de Moulins, Pierre Gagnoud, anunciou que as autoridades vão averiguar se a carrinha, com capacidade até seis passageiros, segunda a marca Mercedes, tinha condições para transportar 13 pessoas.

O Presidente da Républica, o primeiro-ministro, António Costa, e o Governo já haviam expressado as condolências às famílias das vítimas. O primeiro-ministro colocou uma mensagem na conta oficial do Governo na rede social Twitter: “Em meu nome e do Governo português expresso as mais sentidas condolências às famílias dos portugueses falecidos no acidente em França”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.