Centro de Artes Visuais demonstra intenção de realizar Encontros de Fotografia em Coimbra

Spread the love

04 CAV Out. 2013 CJM 1 (2)

A reedição dos Encontros de Fotografia (EF), que em 2000 tiveram a seu último “ato”, foi sempre objetivo central do Centro de Artes Visuais. Manuel Machado assumiu os EF na sua candidatura à autarquia de Coimbra em 2013, tendo feito aprovar uma verba de 200 mil euros para financiar o projeto no orçamento de 2014. No entanto, o impasse mantém-se e parece que o desacerto também.

Desde 2000, ano em que, pela primeira vez bienal, os Encontros de Fotografia de Coimbra se apresentaram numa derradeira edição, nunca como em final de 2013 pareceu mais certa a reedição do projeto que deixou uma marca profunda na vida cultural da cidade e do país. Para tanto, pareciam encontrar-se enfim as intenções da entidade organizadora, o CAV, e a novo executivo municipal.

O facto é que, mais de dois anos passados, o desacerto que se tem manifestado entre a Câmara Municipal de Coimbra e o CAV, na pessoa de Albano Silva Pereira, parece fazer perigar de novo o renascimento dos Encontros de Fotografia (EF) projeto com uma história que teve início em 1980.

Reagindo a uma declaração da vereadora da Cultura numa sessão da Câmara Municipal de Coimbra no início de março, em que Carina Gomes revelou aos vereadores que o CAV solicitava uma verba de um milhão de euros para a reedição dos EF, Albano Silva Pereira é perentório: “O CAV nunca pediu um milhão de euros para relançar os EF como foi dito pela senhora vereadora da Cultura. Até porque o orçamento geral apresentado é exatamente de 811.120 euros, sendo que o valor do apoio solicitado à Câmara Municipal de Coimbra é de 300 mil euros, para serem pagos em dois anos”.

Objetivamente, afirma aquele responsável em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, o orçamento de 811.120 euros para todo o projeto deverá ser encontrado no apoio de outras entidades, como o Ministério da Cultura, a que se junta a candidatura a fundos do Centro 2020, “naturalmente a partir do apoio central da Câmara Municipal de Coimbra, como sempre aconteceu com os EF”.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.