Câmara da Guarda promove evento “Cultura e Fé” na Semana Santa

Posted by
Spread the love
FOTO DR

FOTO DR

A Câmara Municipal da Guarda anunciou hoje que vai assinalar a Semana Santa com a iniciativa “Cultura e Fé”, a realizar entre domingo e o dia 26, com exposições, tertúlias, música e teatro comunitário.

Segundo a autarquia, a programação delineada inclui atividades religiosas e culturais a realizar na cidade da Guarda e na aldeia de Pousade.

Um dos destaques do programa vai para a exposição “Cruxifixus Fidei – Signos de Fé Interior”, uma “proto-instalação” que vai estar patente entre 17 de março e 16 de abril na galeria do Paço da Cultura, na Guarda.

Outro dos momentos altos acontecerá no fecho da programação, a 26 de março, um sábado, às 21:00, no anfiteatro de Pousade, com a encenação do “Drama da Paixão de Cristo”.

“Após alguns anos de interregno, os habitantes de Pousade recriam este ‘Drama’ que em tempos se repetia todos os anos e que conta tradicionalmente com a participação de dezenas de habitantes desta localidade, atores amadores, com uma entrega e paixão de verdadeiros profissionais”, refere a autarquia da Guarda em comunicado.

As atividades da Semana Santa na Guarda começam no domingo com a Procissão dos Passos, a partir das 16:00, organizada pela Santa Casa da Misericórdia local.

Para o dia 18, uma sexta-feira, às 18:00, para a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, está marcada uma conversa com Carlos Batista e João Marques sobre “A Memória – O ‘Drama da Paixão’ de Pousade”.

No dia 20, um domingo, sairá da igreja da Misericórdia da Guarda, às 11:00, a Procissão de Ramos.

Para o dia 24, uma quinta-feira, às 21:00, para o anfiteatro da aldeia de Pousade, está agendada a representação de “A Última Ceia”.

Segue-se, na Sexta-Feira Santa, na cidade da Guarda, pelas 21:30, a procissão do Enterro do Senhor, com início na igreja da Misericórdia, e, à mesma hora, na igreja matriz de Pousade, um Concerto de Páscoa pelo Orfeão do Centro Cultural da Guarda.

A Câmara Municipal da Guarda justifica que promove o evento “Cultura e Fé” consciente “da importância que as manifestações religiosas e culturais da Semana Santa assumem, principalmente no meio rural, como fator de coesão social e preservação da identidade local”.

Assim sendo, o município explica que “não quis deixar de assinalar uma época que é também a de regresso a casa de muitos guardenses a pretexto de umas miniférias”.

A programação é desenvolvida pela autarquia em colaboração com a União de Freguesias Pousade – Albardo, com o Grupo Cultural e Desportivo Pousadense, com a Santa Casa da Misericórdia da Guarda e com a Diocese da Guarda.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.