Opinião – Sempre a subir

Posted by
Spread the love
Rui Curado Silva

Rui Curado Silva

Desde que escrevo esta crónica, em janeiro ou fevereiro, dou conta dos recordes de temperatura global do ano precedente.

Este ano, a sina é a mesma, mas para pior. Já aqui tinha alertado no final do passado ano, que 2015 seria provavelmente o ano mais quente desde que se regista a temperatura global. Assim foi, e por larga margem.

Com um registo invulgar, onde à exceção de janeiro de 2007 e fevereiro de 1998, oito meses do ano de 2015 ocuparam a lista dos 10 meses mais quentes registados. Dezembro de 2015 encabeçava essa lista. Mas, eis que janeiro de 2016 destronou dezembro de 2015, e por boa margem.

Recordo que a temperatura global está sujeita a oscilações. A este período de acentuado aquecimento, que apesar de tudo não é normal, pode seguir-se um período de temperaturas globais mais baixas. Mas, a tendência das últimas quatro décadas é de acentuada subida.

Saúdo a iniciativa realizada na passada semana no âmbito do projeto ClimAdaPT.Local. É de facto essencial atacar as alterações climáticas à escala local. Precisamos de ir muito mais além nas políticas ambientais municipais.

No tempo do Miguel Portas, em conjunto com os Verdes Europeus, debatemos o Green New Deal: um plano de investimentos (como o New Deal) orientado para o combate às alterações climáticas e à promoção da sustentabilidade ambiental. É por estas vias que se deverão orientar as políticas centrais do século XXI.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.