Opinião – Muito por fazer

Posted by
Spread the love
Pedro Miguel Carrana

Pedro Miguel Carrana

Neste momento em que nos pedem para fazer este exercício de balanço da atividade da Câmara de Cantanhede, importa realçar o nosso comportamento de uma oposição construtiva, colaborante e atenta, em prol dos nossos munícipes.

Assim é de referir que:

O PS defendeu em dezembro de 2013 o alargamento do circuito de transportes urbanos de Cantanhede (TUC) a todas as freguesias do Concelho. Agora concretizou-se!

O PS na Assembleia Municipal referiu que a Escola EB2,3 de Cantanhede se encontrava com telhados de amianto, bem como o edifício do mercado do Peixe. O amianto é cancerígeno! Em função destas intervenções, o Ministério da Educação e a Câmara iniciaram o processo de remoção do amianto na EB2,3 Cantanhede.

Travámos muitas batalhas na defesa de melhores condições para os habitantes do nosso concelho. Nomeadamente, luta pela não extinção de Freguesias; pelo não encerramento do Tribunal de Cantanhede; trouxemos para a ordem do dia a luta pela não exploração dos caulinos para proteger a água dos Olhos da Fervença; apresentámos uma proposta para a Comemoração dos 25 anos da Expofacic-2015, e a grande luta pela manutenção do Hospital de Cantanhede no Serviço Nacional de Saúde (SNS) – contra a sua privatização. Quanto a esta questão do hospital, a nossa atitude de permanente denúncia e de não cedermos à “narrativa da maioria” de que a passagem do hospital para a Misericórdia era inevitável, conduziu a que o hospital esteja ainda dentro do SNS.

Infelizmente, temos de o referir, para muitas destas lutas a posição da maioria na Câmara foi muito pacífica e passiva!

Para além destas situações continuamos a assistir ao adiar de grandes obras, tais como: Requalificação da Ribeira de Ançã; Requalificação de Olhos da Fervença; Construção Parque de Exposições de Cantanhede (Expofacic); Construção do Novo Parque de Campismo da Praia da Tocha…

Falta uma Política de Promoção do Turismo – onde a Praia da Tocha mereça um grande destaque. Mas o “mamarracho” das ruínas daquilo que era para ser um hotel de 5 estrelas continua por resolver.

Falta uma ligação rápida da saída da A17 (rotunda da EN109 ) na Tocha à estrada da Praia da Tocha, que permita atrair mais turistas.

A construção do Museu de Artes e Colecionismo, que teve financiamento aprovado pelos fundos comunitários, mas o Governo PSD/CDS retirou-lhe a verba… ficando adiado! Vai agora ser localizado nas antigas instalações da Escola Primária de Cantanhede (frente à CGD)…Importa dar uma palavra de agradecimento ao Dr. Cândido Ferreira (ex-candidato à Presidência República) pela enorme coleção doada ao concelho de Cantanhede e que pacientemente aguarda pelo “novo” museu.

A Câmara de Cantanhede devia ter baixado o IMI para taxa mínima de 0,3%, aliviando assim muitas famílias deste imposto. Não o fez! O PS Cantanhede há muitos anos defende a taxa mínima para o IMI, Derrama Zero para as empresas e alívio no IRS dos munícipes de Cantanhede, com uma taxa de 2,5%.

É necessário atrair novos habitantes e empresas para o concelho, por isso:
Defendemos um concelho fiscalmente atrativo!
Defendemos um concelho economicamente ativo e competitivo, bem como ambientalmente sustentável.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.