Opinião – Antigos Orfeonistas levaram Coimbra a Viena

Posted by
Hélder Rodrigues

Hélder Rodrigues

 

1. A caminho da capital mundial da música
A numerosa comitiva dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, alegre e bem disposta, partiu da sede, na Bernardim Ribeiro, à hora marcada. A viagem por terras austríacas, há muito anunciada, começava finalmente!
À chegada ao Aeroporto de Lisboa, a malta tomou as suas posições. Guitarras e violas ao fundo da escadaria de acesso ao lounge das partidas. Os restantes lá no cimo, preparados para a descer, paulatinamente. O maestro deu o sinal, os instrumentos os acordes, o Coro arrancou poderoso e sonante, com a canção portuguesa mais conhecida em todo o Mundo: “Coimbra do Choupal, ainda és capital, do amor em Portugal, ainda…”. Nórdicas volumosas, brasileiras maliciosas, caribenhas delicadas, asiáticas exóticas, acorreram em sobressalto. Fotos, vídeos, selfies, sorrisos, palmas, agradecimentos. Momentos mágicos que transformaram , por momentos, o vasto espaço agitado das partidas em local de encontro e sedução!
Coimbra, já estava a ganhar aos pontos, mesmo antes do poderoso Airbus da TAP arrancar em direcção à terra dos Habsburgos, capital mundial da música! Que desafio tremendo tínhamos pela frente!

2. Recepção na Embaixada de Portugal
O segundo dia foi fundamental para o sucesso obtido. Todos sabiam disso. Todos estavam preparados para dar o seu melhor. Os Antigos Orfeonistas não brincam em serviço! Tem sido sempre assim ao longo de mais de 35 anos de carreira prestigiada à volta do Mundo! Sempre assim continuará a ser no futuro risonho que se adivinha, feito de trabalho e dedicação! Só assim vale a pena!
Depois do pequeno almoço um passeio pelo centro da cidade. Entre um café vienense e um “apfel strudel”, os austríacos, ao verem aquele grupo expansivo, trajado a rigor, logo quiseram saber quem éramos, donde vínhamos! A resposta não demorava: portugueses por origem, antigos estudantes da Universidade de Coimbra por coração, orfeonistas por vocação, vínhamos cantar a nossa cidade e os seus valores universais!
Viena de repente ficou mais quente, os austeros austríacos mais calorosos! Os Antigos Orfeonistas espalhavam humanidade à sua volta! A manhã terminaria com uma recepção hospitaleira e de alto nível na Embaixada de Portugal em Viena, dada pelo embaixador acompanhado do seu estado maior! Foi um momento inesquecível!

3. Concerto de sonho na ORF e jantar português
Ao final da tarde um magnífico concerto no prestigiado auditório da ORF – Rádio Televisão austríaca, onde têm actuado grandes nomes da cena mundial, numa homenagem vibrante e apaixonada de Coimbra a Viena.
Na vasta assistência, diversas individualidades (entre as quais o embaixador de Portugal e o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Dr. Manuel Machado, acabado de chegar), austríacos e muitos emigrantes portugueses saudosos do seu País, que aplaudiram entusiasticamente a magnífica actuação.
A Áustria ficava a saber que Portugal não é só um País no extremo da Europa a pedir esmolas porque não se sabe governar a si próprio, onde a corrupção abunda. Ficou também a saber que Coimbra é cidade universitária imparável, com gente de qualidade ao mais alto nível!
A noite terminou com um animado jantar no restaurante português Lisboa Lounge, que durou até às tantas, por entre cânticos de alegria, discursos de ocasião e eferreas de exaltação! A digressão ainda ia a meio mas o primeiro desafio tinha sido ganho de forma clara!

One Comment

  1. OS Antigos Orfeonistas são um dos grandes embaixadores de Coimbra pelo mundo !

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.