“Zéthoven – plante um músico” leva música a crianças da Covilhã, Fundão e Sabugal

Posted by

CASTELO BRANCO

Cerca de 120 crianças dos concelhos da Covilhã, Fundão e Sabugal vão integrar um projeto de formação musical que obteve financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian, anunciou a Associação Cultural da Beira Interior (ACBI), entidade promotora do projeto.

Denominado “Zéthoven – plante um músico”, este foi o único projeto do interior do país a ser selecionado pelo programa Partis II da Fundação Gulbenkian, ao qual concorreram 161 iniciativas a nível nacional, tendo 16 obtido financiamento que é assegurado ao longo de três anos.

Um apoio que, no caso do “Zéthoven – plante um músico”, permitirá alargar o trabalho que já estava a ser desenvolvido desde 2013, graças a parcerias com empresas, instituições e autarquias locais.

Passar-se-á de 24 para cerca de 120 alunos, o que “representa um salto enorme”, afirmou Luís Cipriano, maestro e presidente da ACBI, lembrando que a participação é totalmente gratuita para as crianças.

Este responsável explicou que a iniciativa se destina a alunos do segundo ciclo de escolaridade e tem como principal objetivo “dar a oportunidade a que todos estudem música”, em especial aos mais carenciados e aos que estão mais afastados das sedes de concelho.

Segundo especificou, a seleção das crianças será feita com base nas respetivas capacidades musicais, dando prioridade aos alunos abrangidos pelos escalões de apoio escolar (A e B) e aos que são mais carenciados culturalmente, ou seja, aos que vivem em localidades onde habitualmente não há oferta cultural.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.