Postais de monumentos de Coimbra explicados em língua gestual

Posted by
Spread the love

AGRUPAMENTO

Foram ontem apresentados em Coimbra postais ilustrados com seis gravuras de monumentos da cidade onde surgem, como rodapé, fotografias de crianças a explicar as imagens através de Linguagem Gestual Portuguesa (LGP). É uma iniciativa inédita do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, envolvendo cinco crianças surdas e surdas-mudas do Jardim de Infância de São Bartolomeu, localizado junto à Estação Nova.

O conjunto dos seis postais (com uma primeira tiragem de 100 exemplares) foi executado no âmbito do projeto À Descoberta da Cidade – Coimbra em LGP e a sua edição financiada pela União de Freguesias de Coimbra.

Jorge Antunes, representante da referida autarquia, disse ontem, no café Santa Cruz, onde teve lugar o lançamento dos postais, que “há uma grande colaboração com o agrupamento, a quem disponibilizados também, duas vezes por semana, uma sala para educação musical. Este projeto insere-se nessa parceria, de acordo com a nossa capacidade financeira, distribuindo apoios, atendendo a que há outras seis escolas no território”.

Da parte da escola, as cinco crianças surdas do grupo bilingue do jardim-de-infância, que surgem em pequenas fotos dos postais (juntamente com o desenho ilustrado dos monumentos), “visitaram os locais” anteriormente de forma a conseguirem associar o local à sua denominação, explicou a educadora responsável, Lídia Oliveira, presente na cerimónia.

 

Notícia completa na edição impressa de hoje, 7 de janeiro de 2016, do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.