Novo ano chega com mau tempo

Posted by

mau tempo mar DR

O novo ano traz vento, chuva e frio ao país, em particular às regiões Centro e Norte. Todo o distrito de Coimbra está sob aviso laranja até às 18H00 de sábado.

No litoral, oito barras de Portugal continental e uma dos Açores estão hoje fechadas a toda a navegação devido à agitação marítima forte, segundo a Marinha portuguesa. As barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão fechadas a embarcações com comprimento inferior a 15 e 35 metros, respetivamente, adianta a informação da Marinha.

Devido à forte agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga.

Segundo o IPMA, os distritos do Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso laranja entre as 15:00 de hoje e as 18:00 de sábado devido à previsão de ondas de noroeste com cinco a sete metros, podendo atingir 10 a 12 metros.

Os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa, Beja e Coimbra estão sob aviso laranja desde as 09:00 de hoje até às 18:00 de sábado.

O IPMA prevê para hoje, em Portugal continental, céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva no litoral, por vezes forte a norte do Cabo Raso, progredindo gradualmente para o interior e passando a regime de aguaceiros durante a tarde, que serão na forma de neve acima de 1.000/1.200 metros.

A partir do meio da manhã, existe a possibilidade de ocorrência de trovoada nas regiões Norte e Centro e formação de geada em alguns locais do interior destas duas regiões.

O vento soprará fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante sul, tornando-se moderado a forte (30 a 45 km/h) no litoral oeste, com rajadas até 80 km/h a norte do Cabo Raso, enfraquecendo gradualmente para moderado (15 a 30 km/h) e rodando para o quadrante oeste a partir do meio da tarde.

Nas terras altas, o vento soprará moderado a forte (30 a 45 km/h) do quadrante sul, temporariamente forte a muito forte (45 a 60 km/h), com rajadas até 100 km/h nas regiões Norte e Centro, rodando para o quadrante oeste e enfraquecendo gradualmente para moderado a forte (30 a 45 km/h) a partir do meio da tarde.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 18 graus centígrados em Lisboa, 16 no Porto e 19 em Faro

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.