Movimento Republicano 5 de Outubro saúda reposição dos feriados civis

Spread the love

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA

O Movimento Republicano 5 de Outubro (MR5O) congratulou-se com a reposição dos feriados nacionais do 5 de Outubro e do 1.º de Dezembro, aprovada esta sexta-feira pelo Parlamento com mais dois feriados religiosos.

Em comunicado, o MR5O recorda que a recuperação dos dois feriados civis “foi um desígnio de que nunca abdicou, por serem datas identitárias” de Portugal enquanto país soberano, sendo o 5 de Outubro “a data emblemática do regime” republicano nascido em 1910.

“Indignou-nos a indigência cultural e cívica que eliminou os feriados das referidas datas. Assim, saudamos agora com profundo júbilo a votação da Assembleia da República que anulou a supressão que tão visceralmente feriu os sentimentos patrióticos e republicanos do povo português”, afirma.

O MR5O, que integra vários núcleos espalhados pelo país, nasceu em Coimbra, durante as comemorações do centenário da implantação da República em Portugal, por iniciativa de um grupo dinamizado pelo historiador Amadeu Carvalho Homem, entre outros cidadãos, como Anabela Monteiro, Carlos Esperança, Fernando Fava e José Dias, que assinam o comunicado.

Ao revelar que “não duvidou da restituição dos feriados referidos com o fim dos mandatos do Governo e do Presidente da República que aprovaram tal insulto”, o movimento, através do seu Núcleo de Coimbra, “saúda os deputados que repuseram a justiça” e termina o documento com um “Viva a República!”.

O major-general Augusto Monteiro Valente, militar de Abril falecido em 2012, que chegou a exercer o cargo de comandante-geral da GNR, foi outro dos fundadores do MR5O.

A partir de 2013, por decisão do Governo de Pedro Passos Coelho, foram extintos e deixaram de ser assinalados nas datas os feriados civis do 5 de Outubro e do 1.º de Dezembro, além dos feriados religiosos Dia do Corpo de Deus (móvel) e Dia de Todos os Santos (1 de novembro).

O parlamento aprovou sexta-feira diplomas do PS, PCP, BE e PEV para a reposição, em 2016, dos quatro feriados nacionais retirados em 2012, com a abstenção das bancadas do PSD e do CDS-PP.

 

One Comment

  1. Pingback: Movimento Republicano 5 de Outubro saúda reposição dos feriados civis - Jornal de Noticias

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.