
FOTO DB/ANTÓNIO ROSADO
A confeção da chanfana como especialidade gastronómica de Vila Nova de Poiares poderá vir a ser “especialidade tradicional reconhecida da Europa”.
Essa é, pelo menos, a vontade da Confraria da Chanfana, que ontem entregou à diretora regional de Agricultura e Pescas um dossiê elaborado com esse objetivo.
Foi durante a apresentação da “Semana da Chanfana”, a decorrer de 12 a 24 de janeiro, que a responsável, Adelina Martins, recebeu toda documentação das mãos de Madalena Carrito, confrade-mor da instituição poiarense.
Ana Soeiro, vice-presidente europeia da Qualifica Origine Europa, considerou, a propósito, que “é um ponto de honra que seja aprovado o pedido como especialidade tradicional reconhecida e, por isso, ajudei a que a candidatura fosse feita de acordo com as normas europeias”.
Versão completa na edição impressa
Quando esta Confraria entronizou Ruy de Carvalho e Madalena Iglésias foi a um restaurante do concelho de Miranda do Corvo comprar chanfana. Poiares sabe muito bem que a terra da chanfana é Miranda do Corvo mas mesmo assim a Confraria da Chanfana, pugna por enganar as pessoas e dar-lhe a comer um produto parecido com chanfana mas a que falta muito para o ser.