Coimbra World Piano Meeting leva concertos à Figueira da Foz e ao Sardoal

Spread the love

COIMBRA WORLD PIANO MEETING CARTAZ

Os melhores de entre os melhores. Cinco mestres e meia centena de jovens alunos que são já grandes pianistas. Todos, fazem até à próxima quarta-feira, dia 27 de janeiro, o Coimbra World Piano Meeting 2016, a partir do Conservatório de Música de Coimbra. Os concertos estendem-se ainda ao Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra, ao Centro de Artes e Espetáculos (CAE) da Figueira da Foz e ao Centro Cultural Gil Vicente, no Sardoal. Todos os concertos são de entrada gratuita, com exceção do CAE, onde o ingresso tem o preço unitário de cinco euros.

Coordenado por Manuel Araújo, um dos mais destacados pianistas portugueses da atualidade – venceu em 2010 o Prémio Vianna da Motta para Melhor Pianista Português –, o Coimbra World Piano Meeting conta com a presença dos maiores mestres internacionais do ensino do piano e de cinco dezenas de alunos, todos muito jovens ainda, mas já “enormes talentos pianísticos”.

Para o também subdiretor-artístico da Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne, em Coimbra, entidade promotora do encontro, esta é uma espécie de “primeira liga mundial do ensino, aprendizagem e interpretação do piano”. Fundamental para o público em geral e os amantes do piano em particular, é que a quase totalidade dos concertos programados – em Coimbra e no Sardoal – são abertos e de entrada livre. Apenas o concerto no CAE da Figueira da Foz tem entrada paga.

Assim, o programa público tem início esta sexta-feira, 22 de janeiro, às 19H00, no grande auditório do Conservatório de Música de Coimbra, com o concerto de abertura. Sábado, às 21H30, a apresentação acontece no CAE da Figueira da Foz, com o concerto dos laureados. No domingo, às 11H30, o Museu Nacional de Machado de Castro acolhe o concerto dos jovens talentos, seguindo-se, às 19H00, no Conservatório de Música de Coimbra, o concerto dos premiados. Na segunda-feira, os últimos concertos, em Coimbra e Sardoal.

Ainda no domingo, no Conservatório de Música de Coimbra, um concurso entre todos os alunos inscritos ditará os três primeiros classificados, que vão ter oportunidade de tocar no concerto dos laureados.

Entre os grandes mestres presentes, contam-se Valery Pisarev, diretor do Conservatório de Música de Moscovo, e, claro, Aquiles Delle Vigne, da Internationalen Sommerakademie Mozarteum de Salzburg e da Academia Internacional de Música de Coimbra.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.