CDU perde um elemento em Santa Clara e Castelo Viegas

Posted by
Spread the love
Foto Luís Carregã

Foto Luís Carregã

O executivo da União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas deixou de contar com o secretário, da CDU. Em causa a demissão de Jorge Fresco, que agora deverá ocupar o lugar para que foi eleito, na Assembleia de Freguesia, embora como independente.

A saída do eleito da CDU abre uma vaga que o presidente da junta, José Simão, já decidiu como preencher: convidou o eleito pelo PSD João Cerqueira Cardoso, que assim deverá ocupar o lugar de secretário.

Com esta mudança, quem mais perde é a coligação unitária. Isto porque Jorge Fresco passa a independente, fazendo com que a representação comunista perca um elemento. A perda, registe-se, não tem apenas uma leitura política, uma vez que, como é público, a CDU conta com a contribuição financeira dos seus eleitos, em função dos proveitos com o cargo.

Ao DIÁRIO AS BEIRAS, o presidente da União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas confirmou ter recebido uma primeira carta, de Jorge Fresco, a pôr o lugar à disposição e, dias depois, uma segunda missiva, também assinada pelo eleito, a renunciar ao cargo.

Recorde-se que, de acordo com a lei, os membros do executivo das freguesias têm, também, mandato na assembleia de freguesia.

Cabe dizer que, com a saída de Fresco, o executivo passa a contar com quatro elementos do PSD – para além de Cardoso, são eleitos “laranjas” o presidente, José Simão; o tesoureiro, Pinto Lopes, também avençado da junta; e a vogal, Bertília Simão, também funcionária da Câmara de Coimbra.

O quinto membro do executivo, também vogal, deverá continuar a ser Lídia Joana Falcão. Sucede que esta eleita da CDU passou, entretanto, a residir em Angola. Por isso, as reuniões do executivo recorrem, agora, à videoconferência – uma solução cuja legalidade já foi posta em causa. Seja como for, José Simão já disse ao DIÁRIO AS BEIRAS que não estão a ser pagas a Lídia Joana Falcão as competentes senhas de presença nas reuniões em causa.

A situação do executivo deverá ficar regularizada até final do mês de janeiro, admite José Simão. Contactado pelo DIÁRIO AS BEIRAS, o presidente da assembleia de freguesia (Carlos Clemente, eleito pelo PS) adiantou que, “até ao momento”, apenas tem conhecimento informal da saída do secretário. “Aguardo que o senhor presidente me comunique, oficialmente, a renúncia e, nos termos da lei, me informe da sua escolha para o substituto, para depois marcar reunião do órgão deliberativo”,

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.