BE, PCP e PSD questionam Governo sobre amianto em Oliveira de Hospital

Posted by
Spread the love
Candidato vencedor com 71 votos de diferença. FOTO DR

Maurício Marques

Deputados do BE, PCP e PSD alertaram hoje para os riscos que a cobertura com amianto em escolas de Oliveira de Hospital poderá ter para a saúde pública.

“Importa acelerar um pouco a sua remoção”, disse à agência Lusa Maurício Marques, do PSD, após ter visitado as instalações, naquela cidade do distrito de Coimbra, com o companheiro de bancada Manuel Rodrigues.

Na Assembleia da República, os dois deputados social-democratas, eleitos pelo círculo de Coimbra, vão dirigir uma pergunta escrita ao Governo, a fim de saberem “para quando está prevista a substituição” das placas de fibrocimento da cobertura da Escola Secundária de Oliveira de Hospital.

Maurício Marques adiantou que a direção do Agrupamento de Escolas do concelho mandou “substituir parte dessas placas” há algum tempo, mas a verba disponível para a empreitada “não chegou para as remover na totalidade”.

Para José Manuel Pureza, do Bloco de Esquerda, “há um perigo claro para a saúde pública”, em particular para a saúde da comunidade escolar.

O deputado bloquista revelou à Lusa que, através de uma pergunta ao executivo socialista de António Costa, vai procurar que seja assumido “um compromisso para uma solução efetiva e urgente”.

A direção do Agrupamento de Escolas, a associação de pais e a associação de estudantes já realizaram antes diversas iniciativas com esse objetivo.

“Mas obtiveram sempre a mesma resposta evasiva, que atira para as calendas gregas a solução do problema”, lamentou o parlamentar do BE eleito por Coimbra.

Também Ana Mesquita, do PCP, pretende saber “qual a calendarização dos trabalhos para que o assunto seja definitivamente encerrado”.

Há duas semanas, o grupo parlamentar comunista questionou o Governo sobre o assunto, realçando que os pais e alunos “pretendem fechar a sede da instituição se até à Páscoa não forem retiradas as placas”, que contêm fibras de amianto, causadoras de doenças cancerígenas.

“Temos algum receio do impacto destes materiais na saúde das crianças”, disse Ana Mesquita à Lusa.

Ao longo do dia, os deputados do BE, PCP e PSD visitaram as instalações de ensino de Oliveira do Hospital e, em reuniões separadas, analisaram o problema com os representantes da comunidade escolar.

Na semana passada, no âmbito de uma visita da deputada Elza Pais, o PS questionou igualmente o Governo sobre a permanência de amianto na escola secundária, pedindo a remoção desta substância cancerígena de todos os edifícios públicos do distrito de Coimbra.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.