Economia social aplicada ao turismo na EHTC

Posted by

Escola Hotelaria

Aplicar o conceito de economia social ao turismo foi o desafio lançado por Margarida Abreu aos docentes e alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC).

A abrir um ciclo de conferências que a escola está a organizar até 26 de janeiro, a docente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC) considerou que se pretende “chamar a atenção dos agentes do setor, mas também dos alunos que já começam a ter consciência desta realidade, para atuar de forma social, economica e ambientalmente sustentável”.

Margarida Abreu acrescenta que existem muitos exemplos de unidades de turismo no mundo sustentáveis e com preocupações de apoio social, mas também deu o exemplo de um restaurante de Coimbra que, recentemente, distribuiu dezenas de refeições a pessoas carenciadas a partir do aproveitamento de alimentos.

A economia social reflete-se em diversas vertentes, como o financiamento colaborativo, a democratização da ajuda, o voluntariado e o Turismo de Voluntariado como fatores chave de sucesso.

O ciclo de debates da EHTC aborda as “Tendências em Turismo”, contando com a participação de um conjunto de especialistas em áreas específicas. Aberto a todos os interessados, mediante inscrição prévia, a realização desta iniciativa surge no âmbito do curso de Gestão Hoteleira Alojamento, com o objetivo central de “fomentar a reflexão em torno das áreas do turismo”.

Partindo da partilha de experiências de especialistas e de agentes do turismo, “pretende-se incentivar a reflexão critica, bem como estimular a exploração orientada, de temas como a Economia Social, os Modelos de Negócio em Turismo, o Turismo Acessível e o Turismo Rural e de Natureza”.

Depois da conferência sobre “Economia Social”, que decorreu no passado dia 11 de dezembro, estão já agendadas conferências para 8 janeiro, das 09H00 às 13H00, sobre “Desafios para o Turismo em Coimbra”, por Mercedes Gonçalves (Turismo UC) e, a 15 de janeiro, das 14H30 às 19H30, sobre “Tendências e Modelos de Negócio do Setor Hoteleiro”, por Eduardo Abreu (Neoturis).

As duas conferências finais são a 22 janeiro, das 14H30 às 19H30, sobre “Turismo Acessível”, por Sofia Andrade, Antónia Portugal e Filipe Carvalho (EHTC) e a 26 de janeiro, das 14H30 às 19H30, sobre “Turismo Rural e Natureza”, por Armando Carvalho (EHTC).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.