Opinião – Trabalhar com rigor e transparência

Posted by
LUIS ALMEIDA novo

Luís Almeida

O executivo liderado por Ricardo Pereira Alves iniciou em 2005 um novo ciclo de crescimento social e económico no concelho, que tem vindo a recuperar a importância de Arganil no contexto regional. Concluída a primeira parte do mandato autárquico em curso, importa fazer o balanço do trabalho realizado em diversas áreas de atuação.

Consolidada a recuperação financeira da autarquia, importa salientar que este executivo foi capaz de reduzir de forma significativa o seu prazo médio de pagamentos, para 5 dias, restituindo a credibilidade da Autarquia junto dos seus fornecedores.

No âmbito das políticas municipais de apoio às famílias e à natalidade, destacamos a redução da taxa do IMI para as famílias arganilenses com filhos. A esta medida acresce, a devolução de 5% do IRS aos munícipes, resultando num esforço financeiro significativo para a autarquia, tornando Arganil um concelho amigo das famílias.

Continuando a colocar as pessoas no centro da nossa ação, na área social realçamos a criação do CLDS-3G e o projeto-piloto da RLIS.

Ao nível da Cultura e Desporto, destaque para o sucesso da Escola Municipal de Natação, bem como o regresso do Cinema a Arganil 15 anos depois.

A manutenção do nível de apoio e colaboração com as 14 freguesias, associações e instituições do concelho, através da celebração de contratos programa, continua a permitir a realização de obra de forma equitativa e o reforço da aposta no associativismo.

Num total de investimento de 12,5 Milhões de euros no concelho, resultantes do esforço e empenho da Autarquia junto do anterior Governo, evidenciamos os 5 Milhões de Euros de investimento nas áreas do Ambiente e Saúde, bem como o anúncio de investimento de 7,5 M€ na requalificação da EN 342, uma velha aspiração dos Arganilenses.

A construção de 8 novas ETAR´s e outra em curso; a conclusão da revisão do PDM; a requalificação urbana nas vilas de Arganil e Côja; a requalificação de acessibilidades com intervenções por todo o concelho; a instalação de novas unidades industriais no Concelho e de Turismo em Espaço Rural; o Centro BTT; a criação de 2 novos espaços do cidadão, são mais alguns exemplos da dinâmica da ação governativa neste mandato.

Conscientes de que os Arganilenses anseiam sempre mais, caberá ao PSD continuar a trabalhar com rigor e transparência para manter a sua confiança no futuro.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.