Opinião – Muitas lacunas na governação

Posted by
Joaquim Lourenço

Joaquim Lourenço

O balanço de dois anos de governação do PS na Lousã, pode ser considerado positivo?

Após dois anos de mandato do executivo socialista na Lousã, muitas são as lacunas que se encontram nesta governação. Destaco a reorganização do parque escolar, nomeadamente a grande confusão e atrapalhação na abertura da nova EB nº 1. O atraso de quatro anos na conclusão do edifício veio trazer grandes prejuízos para a comunidade escolar.

Apesar do lema desta governação ser ”prioridade absoluta no investimento nas pessoas”, a Lousã é um dos quatro concelhos do distrito que aplica a taxa mais alta do IMI . A receita tem subido todos os anos e este ano deverá chegar perto dos 2.200 000,00€. Este fato revela que a Câmara Municipal retira dos orçamentos das famílias Lousanenses uma receita de mais de 500 mil euros.

Por outro lado, também se constata que as famílias Lousanenses são subcarregadas com custos altos devido à falta de eficiência e equidade da gestão da água , resíduos e saneamento. Em prol da designada tarifa social e familiar, as restantes famílias suportam os custos.

Este ano embora com alguns anos de atraso na sua concretização, verificou-se que a Câmara realizou obras significativas como por exemplo a requalificação dos campos de futebol. Mas estas foram realizadas através dos dinheiros restantes do QREN, Projectos do QREN/Overbooking =1.356 694,00€.

Considero que durante estes últimos dois anos reinou uma grande ineficácia no desenvolvimento e na dinamização da economia local. Tendo este concelho características único no distrito, o turismo deveria ser considerado uma das grandes alavancas da economia local.

2 Comments

  1. Estou de acordo, com a sua intervencao, sobretudo na area do turismo.
    Nota se algum desleixo, e falta de orientacao, de objectivos e captacao de investimento.

  2. pedradis says:

    Caros Leitores,

    Em relação, aos valores apresentados acima referidos, pelo Joaquim Lourenço, não tenho conhecimento de nada!!… Infelizmente, e, modesta à parte sou leigo, referente a esta matéria, tão delicada como esta, pois, eu não estou a par desta simples e complicada situação!!!…Quem está por dentro desta matéria estará bem mais informado, e, saberá o que está dizer, e, porque não dentro do assunto!!!.
    Se realmente se for verdade, terei de acreditar nestes dados apresentados!!…
    A minha ignorância, por desconhecer a verdadeira razão!!!…
    O Caro Leitor Srº Aurélio, tocou num ponto chave, O TURISMO!!…
    Todos nós sabemos, que a vila da Lousã, acima de tudo, está virada para o turismo. Sim, pelas diversas atividades realizadas durante o ano. Não é, preciso dar exemplos, porque vós sabeis, quais são, as que se realizam!!.
    Mas, não venho falar dessas atividades, mas sim, fazer uma pequena observação, em relação à autarquia da vila da Lousã.
    Tenho dito:
    À muitos anos que conheço a Vila da Lousã.
    Lembro-me que existia, um Parque de Campismo!!. Pergunto: Onde está situado o Parque de Campismo??!!!…
    É, claro que já não existe!!!… Infelizmente, deixou de funcionar à muitos anos!!. Pena minha!!.
    Deixou de existir, pois, era um lugar onde atraía muitas pessoas e turistas (portugueses e estrangeiros), para poderem ficarem instaladas, a fim de assistirem algum evento realizado nesta pacata vila da Lousã.
    Era, uma fonte de riqueza e receita para o Câmara Municipal da Lousã!!!….Pergunto, é mentira???!!!!….. Não!!!.Fica ao critério de cada um de vós, fazendo uma simples avaliação do caso!!.
    Um apelo:
    Caros Lousanenses e não Lousanenses, vamos lutar, para voltar um novo Parque de Campismo!!!…
    Fico por aqui,
    Bem haja a todos Vós
    Abraços

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.