Recriação da desfolhada do milho no CAE da Figueira da Foz

Posted by
Spread the love

desfolhada

Uma recriação da tradicional desfolhada do milho, no domingo, na Figueira da Foz, promete transformar o anfiteatro exterior do Centro de Artes e Espetáculos (CAE) na maior eira da região, afirmam os promotores.

A iniciativa de um coletivo de quatro pessoas, designado “Porque Sim”, lembra que a tradição “é a alma do povo” e que a faina de descamisar o milho “é um trabalho que se fazia e ainda se faz em muitas aldeias e importa mostra-lo à cidade”, disse à agência Lusa António Ramos, um dos promotores.

“Queremos transformar o anfiteatro do CAE numa eira gigante”, afirmou.

Por outro lado, António Ramos frisou que a recriação da desfolhada “pretende ser um espaço de comunidade e partilha” nos tempos atuais, “em que o convívio quase deixou de existir ou está reduzido ao mínimo”, notou.

O programa, com entrada gratuita, inclui, a partir das 15:00, uma recriação da desfolhada do milho, desde o seu transporte para a eira até ao momento da seca, pelo Grupo de Cantares da Casa do Lavrador da freguesia de Maiorca, complementada pelo contador de histórias Zé Craveiro, natural de Tentúgal, Montemor-o-Velho, considerado um “guardião da tradição oral” da região do Baixo Mondego.

Estão ainda previstos momentos de poesia e pintura ao vivo por artistas plásticos da associação Magenta e Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa.

O programa culmina com uma adiafa (refeição que era dada aos trabalhadores que concluíam uma determinada obra) e que os promotores transformaram em “piquenique partilhado”, nos jardins do CAE, apelando aos interessados para que levem uma merenda e uma manta.

“Queremos efervescer esta cidade, proporcionar momentos de convívio e bem-estar e fazer regressar tradições que levem as pessoas a participarem com o que têm para oferecer”, frisou António Ramos.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.