Municípios da Dueceira queixam-se de corte nas verbas comunitárias

Posted by

 

logo_dueceira

A Dueceira – Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça, sediada na Lousã, manifestou hoje desagrado pela diminuição dos fundos comunitários para o Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) Rural, que vai reduzir o apoio às iniciativas locais.

Em comunicado, aquela associação de desenvolvimento local do distrito de Coimbra, que agrega, além da Lousã, os municípios de Vila Nova de Poiares, Penela e Miranda do Corvo, informa que foi aprovada, por unanimidade, uma tomada de posição da Federação Minha Terra, que representa 53 associações de desenvolvimento local de todo o país.

As Associações de Desenvolvimento Local têm, nos últimos 20 anos, sido responsáveis pela gestão dos fundos comunitários LEADER para o desenvolvimento rural, agora substituídos pelo DLBC.

A Dueceira – que possui 46 associados efetivos e 23 parceiros estratégicos – viu a sua candidatura ao DLBC Rural para o período de 2014-2020 reduzida em cerca de 1,6 milhões de euros, relativamente ao anterior quadro comunitário.

Até 2020, aquela associação vai gerir um montante de cerca de três milhões de euros, embora a candidatura apresentada apontasse para um valor de cinco milhões de euros.

Para a Dueceira, “o compromisso assumido é sempre e, em primeiro lugar, o desenvolvimento harmonioso do seu território perspetivando o bem-estar da população”.

One Comment

  1. É bem feito. Tanto a ano a estoirar mal o dinheiro da U.E que podia servir para alavancar o país e auxiliar efectivamente a população. Tanto milhão gasto a apoiar projectos ridículos de amigos e a engordar as chefias!!!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.