Fundação Bissaya Barreto associa-se a congéneres para assinalar Dia Europeu

Posted by
Spread the love

FUndação 

O Dia Europeu das Fundações e Doadores comemora-se na próxima quinta-feira, 1 outubro, com iniciativas promovidas por várias destas entidades em todo o país, desde concertos, visitas guiadas a exposições e cinema.

O Dia Europeu das Fundações e Doadores visa abrir as portas ao público para divulgar o trabalho destas instituições em benefício da sociedade, segundo o Centro Português de Fundações (CPF), associação criada em 1993 que está a mobilizar estas entidades para celebrar a data no país.

A Fundação Bissaya Barreto, em Coimbra, a Fundação Museu do Douro, em Peso da Régua, a Fundação Cultursintra, a Fundação D. Luís I, em Cascais, a Fundação Portuguesa das Comunicações e a Fundação Arpad-Szénes Vieira da Silva, ambas em Lisboa, entre outras, estão a organizar várias iniciativas para o público.

Visitas guiadas ao interior das instalações, exposições, aulas de expressão plástica e de dança, concertos, sessões de contos e de cinema, são algumas das iniciativas previstas para o dia, com o objetivo de divulgar o impacto social das atividades das fundações e incentivar a filantropia, sobretudo entre os jovens.

Em Portugal existem cerca de 800 fundações civis e canónicas e, destas, segundo um censo realizado pelo Governo em 2012, estão ativas 450, entre estas 140 associadas do CPF, representativas de 95 por cento do setor a nível nacional.

Ainda segundo os dados divulgados pela CPF, estas fundações em Portugal detêm um património total de cinco mil milhões de euros, mais de 80 por cento de caráter privado, e contam com cerca de 25 mil colaboradores, dos quais um terço são voluntários.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.