Doçaria conventual no Quartel de Sant’Ana

Posted by
Spread the love

doçaria

A 7.ª Mostra de Doçaria Conventual e Regional, reunindo 33 expositores nacionais e uma representação de 10 casas monásticas de Espanha ligados à doçaria e pastelaria, tem lugar em Coimbra no próximo fim de semana.

“A Mostra de Doçaria Conventual e Regional é um evento de referência no panorama nacional que reúne uma multiplicidade de produtos que contribuem para a preservação e divulgação do riquíssimo património de sabores e saberes da doçaria coimbrã e de outras zonas do país”, refere a autarquia, em nota de imprensa.

O evento, com entrada gratuita, decorre no Quartel da Brigada de Intervenção (antigo convento de Sant’Ana) e do programa consta, entre outras iniciativas, a primeira edição do concurso de Doçaria Conventual e Tradicional, aberto a todos os produtores nacionais participantes na Mostra e que integra 12 categorias de doces conventuais e 10 de doces tradicionais.

“O concurso pretende motivar os doceiros para o respeito das receitas, do uso dos ingredientes tradicionais e da origem geográfica como únicas formas de manter a qualidade, a genuinidade e a diferença dos doces conventuais portugueses”, diz a autarquia.

Adianta que a atual edição da Mostra de Doçaria Conventual “resulta na maior participação de sempre no certame, registando-se um recorde do número de expositores”, sejam nacionais da região de Coimbra e outros pontos do país, sejam espanhóis das regiões de Sevilha, Badajoz, Palencia, Lugo, Jaén, Viveiro Lugo e Valladolid. O programa inclui ainda quatro provas comentadas, integradas numa iniciativa intitulada “Dar a provar e a conhecer os doces conventuais e tradicionais”, sessões de ‘showcooking’ de doçaria e pastelaria (com versões antigas e modernizadas das receitas), animação musical e mostra de artesanato.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.