Castelo Branco apresenta plano estratégico para o futuro do concelho

Posted by
Spread the love

castelo branco

A Câmara de Castelo Branco apresentou hoje o programa “Castelo Branco Estratégia de Futuro”, um documento que define em três áreas complementares o planeamento futuro a médio e longo prazo do concelho.

“Este é um momento de fulcral importância para o concelho que define as linhas de atuação política e a estratégia de desenvolvimento para as próximas décadas”, afirmou o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia.

O autarca falava durante a sessão de apresentação do programa, que decorreu numa unidade hoteleira de Castelo Branco, adiantando que este é o momento adequado para a apresentação do documento, “fruto de um trabalho amadurecido”.

O programa “Castelo Branco Estratégia de Futuro”, que vai estar em consulta pública até ao dia 07 de agosto, foi elaborado por uma equipa técnica constituída pelo economista Augusto Mateus, e pelos professores catedráticos da Universidade de Lisboa, José Manuel Simões e Jorge Gaspar.

Para o presidente do município de Castelo Branco, o programa tem a “ambição de melhorar as condições de atratividade e de competitividade” do concelho e baseia-se em três eixos complementares: Castelo Branco 2030, Estratégia de Desenvolvimento do Concelho de Castelo Branco e Plano de Desenvolvimento Turístico (2015-2025).

“A apresentação destes documentos marca o início de um processo que desejamos participado e proveitoso, para que o concelho de Castelo Branco disponha de um verdadeiro plano de ação estratégica, instrumento da maior importância para uma governação que desejamos seja eficaz, inovadora e integradora”, sublinhou.

Para o economista Augusto Mateus, aquilo que Castelo Branco fez no passado ao nível da coesão social, pode agora fazer ao nível da atratividade.

“Não vamos a lado nenhum querendo ser o que não somos. Dar força a Castelo Branco não é fácil. É mais fácil dar força a outras realidades”, disse.

O antigo ministro da Economia sublinhou ainda que “é preciso sabermos o que queremos e o que não queremos” e adiantou que a estratégia proposta “vai no sentido de não dar tanto peso aos fatores de periferia e interioridade”.

“Temos muito interior na nossa cabeça e às vezes passamos ao lado das oportunidades”, sublinhou.

Augusto Mateus defendeu ainda que Castelo Branco deve apostar na lógica de forte especialização, “naquilo onde aqui há essa possibilidade”.

A valorização da base rural e dos produtos endógenos da região aliados a uma forte componente tecnológica e à inovação, vem introduzir uma mais-valia e potenciar Castelo Branco, defendeu o antigo ministro da Economia.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.