Almeida promove em julho festival de cultura e luz para atrair visitantes

Posted by
Spread the love

Festival_Cultura_Luz_2015

O presidente da Câmara Municipal de Almeida, António Baptista Ribeiro, anunciou hoje que a autarquia promove no primeiro fim de semana de julho um festival cultural para atrair visitantes e dinamizar a economia local.

O Festival Cultura e Luz, a realizar nos dias 03, 04 e 05 de julho, no centro histórico daquela vila fronteiriça do distrito da Guarda, conta com várias áreas dedicadas às artes, à cultura, à ciência e à evolução tecnológica, entre outras.

Segundo o autarca, trata-se de um evento “inovador na região” e também “barato”, por ter um orçamento de “pouco mais de 20 mil euros”.

A organização anuncia que o programa inclui espetáculos e percursos de luz, projeções multimédia e de ‘vídeo mapping’ (projeção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares) nos edifícios e nos locais mais emblemáticos da vila, “que vão enaltecer a herança histórica local e garantir uma visita surpreendente a Almeida”.

António Baptista Ribeiro disse hoje à agência Lusa que quem visitar Almeida no primeiro fim de semana de julho “vai ficar surpreendido, porque é um festival interessante, os jogos e as combinações que se fazem, e também com uma componente cultural muito forte”.

O evento cultural vai envolver a comunidade local e todas as forças associativas do concelho de Almeida, admitindo o autarca que será “um momento de atração” para a vila e que “vai ter bastante público”.

“Promovemos e criamos estes eventos naturalmente para trazer pessoas [para o concelho], para criar riqueza, para que os agentes económicos usufruam destes eventos e das pessoas que nos visitam”, justificou.

O Festival Cultura e Luz, que começa pelas 18:30 de dia 03 de julho, uma sexta-feira, inclui animação musical, teatro de rua, esculturas de fogo, a realização da rota dos candeeiros coloridos e espetáculos multimédia, entre outras iniciativas.

Ao longo dos três dias do evento também haverá atividades específicas para as crianças, como a exibição de clássicos de animação infantil e “Uma viagem pelo corpo humano em 3D”, através do projeto Champimóvel, cedido pela Fundação Champalimaud.

O programa inclui ainda a realização de um concurso nacional de saltos e a inauguração da Ciclovia de Almeida.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.