Académica equaciona contrair empréstimo obrigacionista de 1,5 a 2 milhões de euros

Posted by

15 JOSE EDUARDO SIMOES AAC LC  (5)

 

O presidente da Académica disse hoje que a direção está a estudar a contratação de um empréstimo obrigacionista entre 1,5 a 2 milhões euros, que considera ser uma opção benéfica para o clube e para os sócios.

José Eduardo Simões, que falava na assembleia-geral de sócios realizada quinta-feira à noite, considerou que através de um empréstimo deste género “o montante de remuneração aos sócios e praticamente metade do valor da operação seria equivalente àquilo que se deixaria de pagar em coimas, multas e outras situações do género”.

“Será uma forma interessante de ter liquidez, podermos trabalhar numa base mais firme a nível da despesa mensal, podermos ter algo para fazer um conjunto de obras e, em simultâneo, remunerarmos os sócios e menos a banca”, disse à agência Lusa o dirigente, no final da reunião.

O líder academista adiantou que o empréstimo obrigacionista “não é para já” e que a situação vai ser analisada “como deve ser”.

No entanto, considerou a operação “benéfica” para o clube e para os sócios, “que terão uma nova capacidade de remuneração dos seus capitais.

“Ao mesmo tempo, ajudam-nos a ter outra capacidade de fazer obra ou desenvolver um conjunto de atividades desportivas, que agora estamos mais condicionados”, afirmou.

Na assembleia-geral, os sócios aprovaram, por maioria, o orçamento da ‘briosa’ para a próxima época, no montante de 3,268 milhões de euros, que representa uma redução de quase 400 mil euros relativamente ao ano desportivo anterior.

“A redução deve-se à racionalização de meios, pois se verificamos que um conjunto de custos está a aumentar não podemos viver senão com aquilo que temos”, disse o presidente.

De acordo com o documento, que recebeu 55 votos favoráveis, 13 abstenções e um voto contra, a maior fatia (2,17 milhões de euros) destina-se aos gastos com pessoal, nomeadamente às remunerações de jogadores e equipa técnica, que absorvem 1,6 milhões de euros.

Do lado da receita, os direitos televisivos continuam a ser a principal fonte de proveitos da Académica, que vai receber 2 milhões de euros.

O orçamento da próxima época prevê um resultado positivo superior a 160 mil euros.

15 Comments

  1. Assembleia Geral, com assuntos tão pertinentes na "ordem dos trabalhos" e ter a presença de cerca de 70 sócios, é obra! Qualquer Casaense, Vigor, Eirense ou União de Coimbra teria 3 ou 4 vezes mais. Pobre cidade que tem, ou pensa ter, neste Organismo (nem chega a ser um Clube, jurídica e legalmente falando) o seu representante social e popular no futebol nacional. Dá pena.

    • Sócio AAC says:

      O Sr.Atento é tudo menos isso, tenho um tio que é sócio do União de Coimbra e esteve nalgumas AG, onde além dele estavam mais 8/9 sócios…
      Além disso o seu clube "grande", porque da forma que comenta deve ser seguidor de um dos 3 rebanhos, esses clubes que têm vinte vezes mais sócios que a Associação Académica de Coimbra, não têm na esmagadora maioria das suas AG mais de 1000 sócios.Agora faça as continhas…e pense um bocadinho antes de fazer os seus comentários.

      • Antes no rebanho me quero, qual cordeiro inocente, digno e empenhado, logo feliz. Que inserido nalguma manada onde a qualquer momento e fruto de gesto incauto de colega do lado levo uma cornada ou a dou em alguém, sim, falo da manada onde vai encabestrado.
        O problema está a montante dos números, ou seja não importa quantos bovinos estão na quinta, o problema é mesmo a gestão, a dinâmica e os frutos das sementeiras que por lá são feitas, ou desfeitas. O senhor deve ser um daqueles que de 15 em 15 dias vai à gamela gourmet do Efapel comer uns acepipes e posar, acompanhado duma esposa gorda e anafada e dum filho míope , para a secção cor de rosa dos jornais do burgo.

        • Sócio AAC says:

          Sou sócio de bancada hà 25 anos, ganho o ordenado minimo com muito suor e não tenho esposa e muito menos filhos míopes…
          Já andei e vou continuar a andar muitos milhares Kms, a apanhar chuva e sol atrás de TODAS as Académicas : OAF,secção futebol,rugby,futsal,basquetebol,andebol,hóquei em patins,etc.
          Para mim é tudo Académica !

          • Só agora vi o seu testamento. Ou testamentos. Não retiro uma vírgula do que disse. Lamentavelmente a sua inteligência não é suficiente para entender as minhas palavras. eu bem sei dos contornos orgânicos e estatutários da "coisa", mas pretendia ser irónico e no fundo dizer que não obstante esses contornos legais tudo não passa de mera formalidade, com existência apenas no papel. A AAC é a Rainha de Inglaterra do oaf. Parece que, nos termos dos estatutos, terá direito a um vice presidente, mero fantoche ou figura de retórica. Repito o oaf não tem, em termos sociais, culturais e de vivência actual, qualquer interacção com a AAC. Aliás parece que são inimigos. Lamento que o Sr., para além da pouca inteligência também seja mais um dos inocentes que anda enganado pelas palavras e aldrabices do Sr. gerente. O senhor deve ser um dos que acredita que o oaf foi finalista da taça de portugal de rugby ou foi à final four da Liga de Basquete, nos últimos anos. Essa confusão ou é inocência ou comunga da maldade da gerência do oaf que, a nível nacional continua a dar azo e alimentar essa confusão. Ademais, se o oaf fosse a mesma coisa da SF, por exemplo, como poderia esta estar, agora, nos campeonatos nacionais? Os estatutos da FPF não o permitem. Por isso, como é óbvio, são clubes distintos e sem ligações orgânicas ou estatutárias. Daqui a nada está a pedir à Direcção da AAC ou à Reitoria para pagar as dívidas do oaf. Ou será que vão pedir ao Ministério da Educação ou à secretaria de Estado da Juventude e Desporto? Não seja anjinho.

          • Sócio AAC says:

            O Sr. é muito inteligente ou assim se acha, mas não percebeu nada daquilo que escrevi, portanto não voltarei a comentar ou a responder a pessoas que infelizmente pensam que são donos da razão e apesar de acharem que têm um QI acima da média se calhar estão enganados…
            E volto a repetir para mim é tudo ACADÉMICA !

          • Sócio AAC says:

            O sr. atento(lol) deve ser a única pessoa no planeta Terra que acha que alguém pode confundir as conquistas das secções de rugby ou basquetebol com o oaf e já agora onde é que eu escrevo que o oaf e a secção de futebol são a mesma coisa ? O que eu escrevi é que pertencem todos à mesma casa-mãe que não é obviamente a mesma coisa.
            Como diria o outro, e o burro sou eu ?
            Deixe de ser asno e veja lá se aprende alguma coisa…

    • Sócio AAC says:

      Em relação à cidade tem toda a razão porque se a mesma pensasse que a Académica, no seu todo e não apenas o OAF, é a sua legítima representante não teria concerteza necessidade de ser adepta de clubes dos concelhos de Lisboa ou do Porto…

      • Não sei qual é a relação que pretende (de forma soez e à socapa, como sempre fazem os "oafenses"), fazer parecer existir entre o oaf e a Académica. Académica só há uma: A Associação Académica de Coimbra, com sede na Rua Padre António Vieira e que tem mais de 24 000 sócios (por inerência da sua condição de estudantes da UC). Com RGAs onde estão presentes centenas e ás vezes milhares de alunos.

        • Sócio AAC says:

          Não sabe qual é a relação entre a Académica e o oaf ? É a mesma que a AAC tem com os seus outros organismos autónomos que são sete(!) e passo a citar : Coro Misto,CAPC,CITAC,GEFAC,Orfeon,TEUC e a Tuna Académica da UC.Veja lá que no site oficial da Associação Académica de Coimbra até vem mencionado o Organismo Autónomo de Futebol, apesar de sua opinião não terem relação nenhuma !!!
          Veja lá para espanto seu que duas instituições que não têm nada a ver uma com a outra(na sua opinião), têm na sala de trofeus do Estádio Cidade de Coimbra, as 2 taças de Portugal lado a lado conquistadas pela secção de Futebol e pelo oaf, de certeza que devem estar loucos…
          É também curioso como eu tenho um cachecol que diz apenas e só Académica que me permite apoiar, TODAS as secções e organismos autónomos da AAC, como é que isto é permitido, se são dois "clubes" que não têm nada a ver um com o outro…
          Também gosto muito do cântico que é ouvido constantemente no estádio: oaf,oaf,oaf e nunca mas nunca ouvi alguém cantar no estádio : A-CA-DÉ-MI-CA…
          Curioso é também o oaf manter desde sempre o tradicional canelão

        • Sócio AAC says:

          Continuando o comentário anterior, é curioso essa coisa do oaf manter uma tradição com muitos anos que é o canelão que mais não é do que a praxe aplicada a um caloiro do futebol, a 1ªvez que joga a titular na equipa.Outra coisa estranha é desde sempre a equipa de futebol do oaf entrar ao som de fado de Coimbra que obviamente não tem nada a ver com o estudante da Universidade de Coimbra nem com a AAC, o mesmo que vai a alguns jogos ao longo da época e que por vezes até veste de capa e batina, como é que isto é possível se o oaf e AAC não têm nada em comun ?

        • Sócio AAC says:

          Para o Sr.Atento ler com ATENÇÃO:

          ESTATUTOS
          DA
          ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE COIMBRA
          ORGANISMO AUTÓNOMO DE FUTEBOL
          CAPÍTULO I
          DENOMINAÇÃO, NATUREZA, SEDE E FINS
          Artigo 1.°
          (Denominação)
          1. A Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol, adiante designada
          AAC-OAF, que remonta a 3 de Novembro de 1887, data da criação da Associação Académica de
          Coimbra, é, desportivamente, a sucessora legítima e legal da extinta Secção de Futebol da
          Associação Académica de Coimbra que, por deliberação de 10 de Junho de 1974 da Assembleia
          Geral dos Sócios, foi transformada no Clube Académico de Coimbra (CAC).
          2. A actual designação, AAC-OAF, foi adoptada por iniciativa conjunta da Direcção-Geral da
          Associação Académica de Coimbra e da Direcção do Clube Académico de Coimbra, tendo sido
          aprovada em Direcção-Geral da AAC e em Assembleia Geral do CAC, em 1984.
          3. A AAC-OAF é também conhecida por Briosa.

          Se ser "oafense" é apoiar INCONDICIONALMENTE TODAS AS SECÇÕES E ORGANISMOS AUTÓNOMOS da AAC como eu e muitos outros o fazem então sou "oafense" com muito orgulho !
          Como é que alguém no seu perfeito juízo pode dizer que um organismo autónomo não tem nenhuma relação com a casa-mãe ??
          Já reparou por acaso qual é o simbolo que TODOS os atletas da AAC (secções e oaf) tem ao peito ? Já reparou na cor das camisolas, não são todas iguais ?
          Sr.Atento (que afinal não é assim tanto) existem tantos psiquiatras em Coimbra, porque não marca uma consulta com um deles ?

  2. Lápis azul?

  3. José Manuel says:

    Tem razão Atento. Custa ter de o admitir mas assembleias da Académica com este numero de sócios presentes não nos podem deixar sossegados. Não sei o que é mas alguma coisa afasta os sócios, daí este desinteresse, esta falta de comparência que vai dando vitórias à direcção. Bem, ter um presidente condenado por corrupção activa no âmbito e por causa da sua posição de director do clube não ajuda muito. Eu, como sócio, também não apareço, não quero correr o risco de algum dia me acusarem de ser um dos 40 (falo dos comparsas do Ali Bábá).

    • Sócio AAC says:

      Sr.José Manuel se é sócio e não comparece ás AG, não percebo o teor do seu comentário.
      Eu vou sempre que posso ás AG e não sou, não conheço, não sou amigo, nem tenho nada a ver com o grupo que refere.
      Um dos maiores direitos e deveres de um sócio da AAC/oaf é comparecer e participar nas AG.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.