Teatro Gil Vicente em Coimbra seleciona jovens para projeto de formação europeu

Posted by

XXIII ÉCOLE DES MAÎTRES

O Teatro Académico Gil Vicente (TAGV), em Coimbra, vai selecionar quatro jovens atores portugueses para participarem no projeto de formação teatral École des Maîtres, promovido por seis países da Europa.

As candidaturas decorrem até ao dia 26 e as audições terão lugar no TAGV, no dia 31, com um júri composto por Fernando Matos de Oliveira e Mickael de Oliveira, deste teatro, o encenador Nuno Cardoso e o diretor da Casa da Esquina, Ricardo Correia.

Esta é a quarta vez que o Teatro Académico Gil Vicente participa nesta iniciativa europeia, disse à agência Lusa Mickael de Oliveira, diretor-adjunto do TAGV, considerando que é importante o envolvimento do teatro nestes projetos por a sua própria identidade estar relacionada com a “experimentação e inovação no centro das práticas criativas”.

O projeto vai envolver quatro atores de Portugal, Itália, Bélgica, França, Croácia e Eslovénia, que vão participar em duas fases de formação – uma em Itália e outra na Croácia -, coordenadas pelo croata Ivica Buljan, explanou, sublinhando que este encenador tem um “percurso artístico muito vasto, tanto na Croácia, como na Eslovénia”, centrado na “inovação e na experiência artística”.

Após a formação, que termina a 09 de setembro, em Zagreb, na Croácia, o resultado final do projeto vai ser apresentado nos diferentes países participantes entre 12 de setembro e 17 de outubro.

O projeto procura trabalhar as “confrontações com modos de fazer teatro” e a partilha de “tradições teatrais diferentes”, bem como “a questão da língua e da comunicação”, que irá assumir um papel “central” em École des Maîtres, frisou Mickael de Oliveira.

Para além destes objetivos, “existe a vontade de que os jovens criem a sua rede de contactos, que conheçam outras experiências de teatro europeias e que possam trabalho no futuro juntos”, apontou.

A École des Maîtres começou em 1990, tendo já passado pelo projeto encenadores como Jerzy Grotowski, Luca Ronconi, Dario Fo ou Luís Miguel Cintra.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.