Opinião – Manhã de Queima na Praça da República

Posted by
Spread the love
Hélder Rodrigues

Hélder Rodrigues

1. Coimbra a ganhar nova alma. Coimbra cidade dos estudantes. Uma referência prestigiada em todo o Mundo, mercê das suas características únicas e especiais. Começa agora finalmente a ser descoberta em toda a sua plenitude pelos agentes que fazem “mover” o Turismo Internacional! Coimbra está de facto, desde que ganhou o Estatuto de Património da Unesco, a ganhar nova alma, nova vida, a entrar numa fase de crescente dinamismo que há muito esperávamos e que agora se apoia com todas as forças e se aplaude com todo o entusiasmo!

2. Estamos em plena Queima das Fitas, festa anual da Academia de Coimbra e de todos os estudantes do País que aqui acorrem em massa, como que atraídos por um íman magico. A cidade entra numa onda de juventude e alegria, que a todos se transmite e anima. Gostei de ver na 5.ª feira à noite, magotes de estudantes, jovens, esguios, perfilados nas suas capas negras, invadindo a cidade, enchendo o Largo da Portagem, percorrendo a Rua da Sofia, subindo a Av. da República, galgando a Padre António Vieira, em direcção à Sé Velha, local mítico da Serenata Monumental, onde varias gerações fizeram desta Coimbra romântica e idealista, aquilo que ela é de surpreendente para o Mundo!

3. Praça da Republica centro nevrálgico da vida estudantil- Escrevo esta Crónica num sábado de manhã. Resolvi vir aqui à Praça da Republica, centro da vida estudantil, sentir o pulsar da cidade. Sento-me no “Cartola”, bonito, remodelado, duas magníficas esplanadas, onde se está bem, gozando a frescura da manhã! A esplanada colocada no interior da Praça é um espectáculo extraordinário agora que se vai começando a encher gradualmente de estudantes ensonados, depois do fabuloso Concerto do britânico James Arthur na Praça da Canção. Olho ao redor da Praça com atenção. As esplanadas à sua volta crescem como “cogumelos”! Tropical, Académico, Luna, Estrela da Galicia, Mr. Pizza, transformando decisivamente a Praça da República não só no centro nevrálgico da vida estudantil de Coimbra mas da Academia de todo o País!

4. Coimbra acontece todos os dias! Um autocarro de turistas acaba de chegar e estacionar junto à Sereia. Dele saem dezenas de turistas que vão visitar aquele belo jardim barroco no coração da cidade. O Yellow Bus passa lento com o andar superior descoberto repleto de turistas que olham espantados para a Praça da República e tiram fotografias entusiasmados!
De repente um autocarro amarelo dos SMTUC passa ligeiro com bandeirolas de Coimbra e de Portugal a esvoaçar no tejadilho!
Uma jovem espanhola, ao meu lado na esplanada exclama surpreendida: -Oh! Coimbra “me encanta”!
Há alegria no ar apesar do dia ser ainda uma criança! Logo ao fim da tarde o prélio Académica – Belenenses, à noite o Baile de Gala no Multiusos, amanhã o Cortejo Monumental. Vamos lá estar todos! Coimbra acontece todos os dias!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.