Mais de 150 atividades para pôr “Coimbra a brincar” durante três dias

Posted by
Spread the love

COIMBRA A BRINCAR

A edição deste ano da iniciativa “Coimbra a brincar”, que decorre entre os dias 26 e 28, integra mais de centena e meia de atividades, anunciou hoje a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC).

Promovida pela APCC, em parceria com 40 outras instituições, designadamente a Câmara de Coimbra, o evento, para o qual “já estão inscritas mais de duas mil pessoas”, visa comemorar o Dia Internacional do Brincar (28 de maio) e difundir a ideia de que “o brincar é uma fonte de prazer, alegria e aprendizagem, essencial ao desenvolvimento, assim como à saúde física e mental”.

Mais do que “viver estes três dias do evento, pretendemos sensibilizar as pessoas para que se lembrem que podem brincar e que brincar faz bem”, sustentou o presidente da direção da APCC, Antonino Silvestre, que falava hoje, numa sessão de apresentação do programa de ‘Coimbra a brincar 2015’, nas instalações da Associação, em Coimbra.

Brincar “faz parte da vida, é inerente à vida, é vida”, sublinhou Antonino Silvestre, considerando que “numa época tão terrível como aquela que se vive”, sobretudo em relação a “alguns aspetos da vida social, é preciso brincar”.

Além de “gratuita (ainda), brincar é uma atividade transversal a todas as idades”, disse o presidente da APPC, ironizando que a própria iniciativa “quase nasceu a brincar”.

O Parque Verde do Mondego e o Jardim da Sereia, o Mosteiro e Santa Clara-a-Velha e os museus da Água, Municipal e Machado de Castro, jardins-de-infância, escolas básicas e a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Casa da Equina, Portugal dos Pequenitos, Exploratório/Centro de Ciência Viva, Hospital Pediátrico e Centro de Saúde Norton de Matos, ou a Baixa histórica, a Alta Universitária e centros comerciais são alguns dos espaços da cidade onde se desenvolverão ações de ‘Coimbra a brincar’.

Brincar com a ciência, no espaço ou com a água, brincar nos museus, com profissionais de saúde, numa ambulância ou numa clínica dentária, brincar com jogos tradicionais, com pinturas ou com a escrita, brincar na escola, na rua, no jardim ou no centro comercial, brincar com segurança ou “ir ao hospital sem medo” são algumas das propostas e desafios do programa de ‘Coimbra a brincar 2015’, que começa na tarde de dia 26 e termina ao final do dia 28.

Para desenvolver o conjunto de mais de 150 atividades que integram a edição deste ano de ‘Coimbra a brincar’, a APCC conta com um total de 40 parceiros, desde empresas a instituições como a GNR, o INEM e a Cruz Vermelha ou a Universidade e escolas básicas e superiores de educação e de enfermagem.

Criada há 40 anos, então como Núcleo Regional do Centro da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, a APPC tem cerca de 2.200 utentes, institucionalizados ou não, promovendo, designadamente através da reabilitação, da formação e do recreio e lazer, a “inclusão social de pessoas em situação de desvantagem, com especial incidência em pessoas com deficiência e incapacidades”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.