Souselas recria tradição dos “feijões” na sexta-feira santa (com fotos)

Spread the love

[metaslider id=110336]

Souselas assistiu esta sexta-feira à reposição do costume popular bastante antigo que ficou conhecido como “Os Feijões“.

Na casa onde mora família Nazareth há quase dois séculos, o Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Souselas cozinhou cerca de 120 litros de sopa feita unicamente por ingredientes obtidos junto dos elementos do grupo ou da população local.

Cerca das 12H30, os populares começaram a entrar no alpendre da habitação, onde Henrique Nazareth fez as “honras da casa”. Depois de agradecer aos presentes, foi entoada em voz alta uma “Avé Maria” para agradecer a presença dos populares e da iniciativa do grupo etnográfico.

A sopa foi cozinhada na antiga casa dos caseiros, tendo todos os elementos do grupo ajudado a repigar à mão toda a verdura usada na sua confecção, tendo a cozinheira de serviço Paula Moreira referido que o segredo para o sabor tradicional assenta no uso de azeite novo. “Muito azeite”, explicou.

No exterior, os populares não poupavam elogios à sopa que foi ali confecionada. Vasco Santos, de Souselas, disse que a sopa foi feita por uma cozinheira “de mão cheia”.

Mas entre os presentes havia quem se tivesse ali dirigido para saber o que aquilo era. Graça Sousa e Fernanda Teló são de Coimbra e confessaram ao DIÁRIO AS BEIRAS que não esperavam aquele “prato de sopa”. “Pensávamos que era uma peça de teatro”, referiram.

De tal forma que nem vinham munidas de taça e colher de sopa – condição sine qua non para poderem comer a sopa de feijão de Souselas.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.