Opinião – Centro: um país dentro de Portugal

Posted by

Opinião parceria DB e Cision

Da Festa dos Tabuleiros de Tomar ao Museu do Pão de Seia, das ondas da Nazaré à Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra, das montanhas rochosas da Serra da Estrela à Veneza de Portugal, da “adorável” aldeia do Piódão aos monumentos de Viseu, toda a região Centro esteve este mês em grande destaque na imprensa internacional.

Ao todo, são mais de 35 referências que, ao contrário de meses anteriores, em que Coimbra e Nazaré centravam as atenções, se espalham agora por todo o território, como que anunciando que o mundo está a descobrir tudo o que a região tem para oferecer. De realçar ainda a quantidade de meios de referência, como o brasileiro Globo, o espanhol El País, o britânico The Times, o norte-americano Huffington Post ou o alemão Der Spiegel, que escreveram sobre a região.

O Expreso, em Espanha, deu conta da apresentação da nova imagem da entidade regional de turismo do Centro de Portugal, que tem como lema “um país dentro do país”. Os órgãos de comunicação social monitorizados pela Cision parecem dar razão a este novo slogan, uma vez que os artigos referenciados demonstram bem a diversidade de opções que os turistas encontram nesta porção do país.

O Centro de Portugal tem, segundo o MSN (Brasil), um dos melhores museus dedicados a comida do mundo, o Museu do Pão, em Seia. Tem os “simplesmente maravilhosos” mosteiros da Batalha e de Alcobaça (Viaje na Viagem, Brasil). Tem, em Coimbra, “versão portuguesa de Oxford e Cambridge” (The Times, Reino Unido), a “impressionante universidade, classificada Património da Humanidade pela Unesco” (Gail at Large, Estados Unidos e Sr Online, Alemanha), onde se inclui a “deslumbrante” Biblioteca Joanina, “uma imponente biblioteca, entre as mais bonitas da Europa”, diz o Traveler (Espanha). Na cidade dos estudantes, o Huffington Post (Estados Unidos) destaca ainda outros três locais a visitar: o Parque Verde, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e a Quinta das Lágrimas. Tem Óbidos, uma das sete maravilhas de Portugal. Tem Tomar, a “cidade nostálgica dos Templários” (El País, Espanha), onde se realizam, de quatro em quatro anos, a “espectacular e florida” Festa dos Tabuleiros (Bus & Car, França). Tem Fátima, “centro religioso do país” (La Città e Dove, Itália).

Pela região passa, de acordo com o The Times, uma das melhores rotas ferroviárias da Europa (Porto-Coimbra-Lisboa). Na Guarda, os turistas encontram “um excelente sítio para relaxar, com vistas fantásticas para o Vale do Mondego” (Prima, Reino Unido). Ainda no interior, as “montanhas rochosas” (Study Travel Magazine, Reino Unido) e as “encostas vertiginosas” (Action 4×4, França) da Serra da Estrela são “o local ideal para uma caminhada, graças à sua tranquilidade, paisagens e flora única”, refere o conceituado Der Spiegel (Alemanha). O famoso queijo da região, cuja “tradição é o principal ingrediente” (Mídia Turis e Folha Online, Brasil), não pode ficar por provar, acompanhado por um vinho de Dão-Lafões (La Nueva España).

Para quem prefere a bicicleta, o Foody Traveller (Reino Unido), recomenda um roteiro entre Porto e Coimbra, que passa por Espinho, Ovar, Aveiro, “a Veneza de Portugal” – com direito a um passeio de Moliceiro na Ria – Costa Nova e Mira. Já que estamos no Litoral, temos de falar da Nazaré, onde as enormes ondas da Praia do Norte voltam a estar em destaque no Brasil, Reino Unido e Alemanha.

Regressamos ao interior para visitar a “rica herança romana de Viseu, que oferece aos visitantes vistas únicas” (La Nueva España) e a “adorável” aldeia do Piódão, que parece ter “saído de um episódio dos Flinstones” (Huffington Post, Estados Unidos) e terminamos novamente junto ao mar, com os azulejos das estações de Coimbra e Ovar, em destaque, respectivamente, no Galerie Handlowe (Polónia) e no Gail at Large (Estados Unidos).

Vasco Garcia / Análise elaborada com base nas notícias recolhidas pelo serviço de monitorização de media da Cision, no período compreendido entre os dias 1 e 31 de março, na Alemanha Brasil, China, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, França, India, Itália, Noruega, Polónia, Reino Unido e Suécia. Esta pesquisa engloba mais de 58.351 meios de informação online e 53.654 em meios impressos. A Cision é líder global em serviços e software de pesquisa, monitorização e análise de media.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.