Linha “Saúde 24 Sénior” regista 20 mil idosos inscritos em apenas um ano

Posted by
Spread the love

telefone

Mais de 20 mil idosos estão inscritos na linha “Saúde 24 Sénior”, um serviço que acompanha estas pessoas através de chamadas telefónicas quinzenais, para as orientar em função das suas necessidades, segundo o administrador da linha.

Este serviço, que é gerido pela mesma empresa que gere a linha Saúde 24 – Linha de Cuidados de Saúde (LCS) – e é acessível a partir do mesmo número (808 24 24 24), entrou em vigor a 25 de abril do ano passado.

“Temos mais de 20 mil idosos inscritos”, disse Pedroso Lima, acrescentando que o serviço liga a cada uma destas pessoas quinzenalmente para averiguar o seu estado de saúde, a sua mobilidade, dependência ou outras limitações.

De acordo com o responsável, são avaliadas nove dimensões da pessoa sénior, entre as quais o estado de saúde, o estado de isolamento social, o estado nutritivo, a propensão para quedas, a capacidade de autonomia emocional e de autonomia instrumental.

Existem apenas três critérios de exclusão de idosos deste programa: não podem ter dificuldades auditivas, têm que ter mais de 70 anos e têm que ter capacidade de mobilidade para se deslocar ao telefone, caso não tenham telemóvel.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.