RaizVanguarda faz parcerias internacionais em Góis

Posted by
Escola.estúdio em Bordeiro

Escola.estúdio em Bordeiro

A associação cultural RaizVanguarda (RV) vai promover na sua escola-estúdio, em Bordeiro, concelho de Góis, nos dias 28 e 29 de março, um workshop de introdução à permacultura.

O workshop, que terá um custo associado de 20 euros, vai ser conduzido por Rosie Stonehill e Josh Gomez, dois permacultores britânicos a residir na freguesia do Colmeal.

Entretanto, para quem não tiver disponibilidade de frequentar este workshop nesta data, vai decorrer uma outra sessão, na Benfeita, concelho de Arganil, nos dias 11 e 12 de abril.

“Esta filosofia holística, criada pelos ecologistas australianos Bill Mollison e David Holmgren, defende o trabalho com a natureza e não contra esta, promovendo uma forma sistémica de pensar e conceber os princípios ecológicos que podem ser usados para projetar, criar, gerir e melhorar todos os esforços realizados por indivíduos, famílias e comunidades, no sentido de promover um futuro sustentável”, como explicam os organizadores.

Desenvolvimento agrícola ecologicamente benigno

Para a associação, “num concelho com as características de Góis, a introdução alargada desta prática é fundamental, principalmente na sua relação com a agricultura, potenciando um desenvolvimento integrado da propriedade rural de forma economicamente rentável, mas ecologicamente benigna”.

A Associação RV recorda ainda que, para além de promover estas iniciativas, continua a cooperar com organizações internacionais, “levando o nome de Góis além-fronteiras”. Na primeira semana de março, por exemplo, a associação recebeu a diretora e programadora da SKALVIJA, Sonata Zalneraviciute. Para além da representante da Cinemateca de Vilnius, capital da Lituânia, a RV recebeu também a crítica de arte do jornal 7md Septynios meno dienos, Milda Brukustute.

Durante três dias, as duas convidadas da RaizVanguarda conheceram o trabalho desenvolvido pela associação cultural.

Destino para criadores e produtores de arte

Na sequência desta visita, a RV estabeleceu uma parceria com a Cinemateca de Vilnius e conseguiu mais um parceiro, o jornal 7md. Através da colaboração da crítica de arte Milda Brukustute, o projeto de residências artísticas da associação portuguesa vai chegar ao público lituano, “potenciando a oferta da sua plataforma formativa e do concelho de Góis como destinos para criadores e produtores ligados à arte”, referiu Luís Carvalho, presidente de direção da associação cultural.

É de salientar ainda que a RaizVanguarda está também a preparar os projetos a desenvolver em conjunto com Sonata Zalneraviciute, nomeadamente um acampamento de verão de cinema e o intercâmbio de filmes portugueses e lituanos, no âmbito de festivais de cinema a desenvolver pelas duas entidades.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.