Investigadores de Coimbra dão “importante contributo” para terapia génica

Posted by
Spread the love

TERAPIA GÉNICA

Investigadores de Coimbra criaram um “veículo” de transporte de material genético, dando um “importante contributo” para aplicação da terapia génica (tratamento que pode corrigir doenças como o cancro), anunciou a Universidade de Coimbra (UC).

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC) e do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da UC desenvolveu “um ‘veículo’ de transporte à base de dois polímeros completamente catiónicos (um polímero que tem uma distribuição de cargas positivas em toda a sua cadeia)”, revela a UC numa nota hoje divulgada.

A descoberta contribui para ultrapassar “um dos grandes entraves ao sucesso da aplicação da terapia génica”, que é “o transporte e entrega eficiente do material genético às células alvo”, sublinha a UC na mesma nota.

A terapia génica consiste em “transferir material genético exógeno para células alvo, por forma a corrigir doenças que envolvam fatores genéticos, como por exemplo o cancro”.

O nano sistema concebido durante os últimos quatro anos pela equipa de investigadores é uma espécie de “novelo formado pelo emaranhado de polímero e genes que assegura o transporte eficaz do material até às células alvo, protegendo-o e impedindo a sua destruição ao longo do percurso”, ilustram os coordenadores do estudo, Jorge Coelho e Henrique Faneca.

A solução inovadora foi testada em “linhas celulares cancerígenas, mas a sua potencial aplicação estende-se a várias patologias que envolvem fatores genéticos, como as doenças neurodegenerativas”, adiantam os especialistas.

Nas experiências realizadas, após complexos estudos que permitiram encontrar a estrutura certa do novo polímero com propriedades favoráveis à entrega do material genético, demonstrou-se que “os genes chegaram ao destino com sucesso, apresentando o novo nano sistema uma toxicidade reduzida”.

“Outra característica importante deste ‘veículo’ é o facto de conseguir conduzir uma grande quantidade de genes com uma reduzida porção de polímero”, salientam Jorge Coelho e Henrique Faneca, que pretendem prosseguir o estudo em modelos animais.

Os resultados da investigação, financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, foram tema de capa da última edição da revista científica Macromolecular Bioscience.

Além de Henrique Faneca e de Jorge Coelho, integram a equipa responsável pela investigação Rosemeyre Cordeiro, Dina Farinha, Nuno Rocha e Arménio Serra.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.