Gatos Urbanos já esterilizaram mais 1300 animais em Coimbra

Posted by
Spread the love
Foto Carlos Jorge Monteiro

Foto Carlos Jorge Monteiro

Desde 2013, ano em que a associação foi formalizada, os Protetores de Gatos Urbanos de Coimbra já esterilizaram mais de 1.300 animais.

O grupo não quer ficar por aqui e, no próximo sábado, vai juntar médicos veterinários, responsáveis camarários e vários voluntários para o III Encontro de Protetores de Animais da Cidade de Coimbra.

Agendado para as 15H00, o evento, onde se vão debater políticas municipais relativas à proteção de animais e distinguir as empresas que têm colaborado com o grupo de protetores, tem lugar na Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC). O encontro vai reunir mais de uma centena de pessoas no auditório da escola.

“O nosso objetivo é tirar estas matérias das traseiras da discussão e trazê-las para os palcos”, enfatizou Jorge Gouveia Monteiro. Na conferência de imprensa de lançamento da iniciativa, o presidente dos Protetores de Gatos Urbanos realçou o trabalho de prevenção realizado pelo grupo, que conta com 110 voluntários associados e com o apoio de quatro clínicas e um hospital veterinário.

Nesta altura, a associação tem 144 colónias sinalizadas, sendo que, só no primeiro trimestre de 2015, já socorreram 44 gatos e entregaram para adoção cerca de três dezenas. Em média, todos os anos, os Protetores de Gatos Urbanos realizam 60 esterilizações por mês, evitando, assim, que os gatos de rua se reproduzam e agravem ainda mais o problema.
Cerca de 24 mil euros é o orçamento anual da associação que, no ano passado, realizou mais de 720 esterilizações.
| Bernardo Neto Parra (em estágio)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.