Galeria de Zoologia de Coimbra serve de cenário para viagem pelos Lusíadas

Posted by

05 marionet Lusíadas Zoologia

A companhia de teatro Marionet, através de uma adaptação de “Os Lusíadas”, vai recriar em Coimbra a viagem de Vasco da Gama à Índia, com as diferentes salas da Galeria de Zoologia do Museu da Ciência a servirem de palco.

O espetáculo, intitulado “Os Lusíadas no Museu da Ciência”, vai estar em exibição entre terça-feira e 21 de março, sendo um evento inserido no programa da Semana Cultural da Universidade de Coimbra, que tem como tema “Tempo de Encontro(s)”.

A peça surge a partir das partes da obra de Luís Vaz de Camões que abordam a viagem de Vasco da Gama à Índia, aproveitando-se o caminho marítimo para se fazer uma “viagem através das galerias do Museu da Ciência” da Universidade de Coimbra, contou à agência Lusa Mário Montenegro, encenador do espetáculo.

A companhia aproveita a própria organização das salas da Galeria de Zoologia, separadas “por diferentes habitats”, para cenários dos espaços que Camões retrata na viagem de Vasco da Gama, aclarou.

Na sala de África, aproveita-se “a viagem dos navegadores na costa africana” e na sala do Mar faz-se coincidir com as partes em torno “dos deuses do mar”, exemplificou Mário Montenegro.

“É uma espécie de dois em um. Por um lado, as pessoas visitam umas galerias fantásticas, pelos espécimes que contêm, e, por outro, podem ver e ouvir ‘Os Lusíadas’ representados”, numa viagem em que as diferentes salas fazem de cenário, criando-se um “ambiente o mais imersivo possível”, sublinhou.

Para além das salas, há também um trabalho “de iluminação e de som” que se relacionam com os diferentes ambientes da viagem.

O espetáculo é interpretado por Marta Félix, Miguel Lança, Pedro Lamas e Ricardo Vaz Trindade, tendo como responsável pela banda sonora Rui Capitão e Mafalda Oliveira pela iluminação e direção técnica.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.