Concursos para os fundos do Centro 2020 abrem na terça-feira

Posted by
FOTO DR

FOTO DR

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, disse hoje que a abertura dos primeiros concursos para os fundos do Centro 2020 está prevista para terça-feira.

“Estamos a apontar para dia 10 de março a abertura dos primeiros avisos para as empresas no âmbito dos sistemas de incentivos. Vamos ter planos de aviso anuais e vamos ter os primeiros avisos já na primeira quinzena de março”, alegou.

No final de uma sessão divulgação do Programa Operacional Regional do Centro para o período 2014-2020, que decorreu ao longo da tarde de hoje em Tondela, Ana Abrunhosa explicou que as candidaturas poderão ser apresentadas ao longo de pouco mais de um mês.

“Teremos depois dois meses para as analisar e penso que próximo do verão teremos já em execução os primeiros projetos aprovados”, acrescentou.

Sobre as sessões de divulgação que têm por objetivo sensibilizar o maior número de pessoas para as oportunidades de financiamento criadas no âmbito do Centro 2020, a presidente da CCDRC revela que estão a ser “muito participadas” e que têm contado “com perguntas muito interessantes”.

“Penso que há uma grande expectativa por parte das empresas, o que se justifica já que há mais de um ano que não temos abertura de avisos de concurso. Estou certa de que teremos bons projetos de investimento, porque também temos boas empresas na região”, referiu.

Ana Abrunhosa sublinhou que “os fundos comunitários têm regras muito específicas e cada vez mais apertadas”, em que “só os projetos inovadores podem ser financiados”.

“Por exemplo, não financiamos a expansão de capacidade de uma empresa, nem financiamos uma nova fábrica que é réplica de uma anterior, porque não há nenhuma inovação nisso. Só podemos apoiar projetos inovadores ou alteração dos modelos de negócio ou uma alteração de organização do trabalho”, concluiu.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.