Presidente do Centro da Cerâmica e do Vidro alerta para descontrolo na importação de produtos

Posted by
Spread the love

CTCV

“Não há controlo adequado” dos produtos importados relativamente a questões ambientais e de qualidade, alertou hoje, em Coimbra, o presidente do conselho de administração do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV), Marcelo de Sousa.

Por isso, o responsável defende um maior controlo de produtos importados, impedindo a entrada dos que não cumpram normas ambientais e de qualidade.

Para o presidente do CTCV, há um “desequilíbrio enorme”, por se criarem “cercos a nível da legislação” às empresas nacionais, quando as importações de produtos “com uma carga de emissões muito superior”, que representam grande parte do consumo, não sofrem “o controlo devido”.

Marcelo de Sousa considerou também que deveria haver a obrigatoriedade de os produtos apresentarem “uma etiqueta energética” e que estes tivessem um “controlo alfandegário”, de modo a garantir a qualidade dos produtos.

“As autoridades têm de ter instrumentos de controlo e de inspeção”, exigiu o também vice-presidente da Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria (APICER). Marcelo de Sousa falava à margem da visita do eurodeputado José Inácio Faria, do Partido da Terra, às instalações do CTCV, hoje à tarde, a convite da APICER.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.