Dezasseis distritos do continente sob aviso amarelo devido ao vento e agitação marítima

Posted by
Spread the love
Foto de Jot' Alves

Foto de Jot’ Alves

Dezasseis distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro devido à previsão de agitação marítima e vento forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com informação disponível às 06H00 na página do IPMA na Internet, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Viseu, Vila Real, Bragança, Guarda, Leiria, Castelo Branco, Lisboa, Setúbal, Beja, Évora e Faro estão sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 90 quilómetros por hora nas terras altas.

Aqueles 16 distritos do continente vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte entre as 21H00 de hoje e até às 12H00 de terça-feira.

Daqueles 16 distritos, Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, além do aviso de vento vão estar também a amarelo devido à previsão de agitação marítima, com ondas com 4 a 4,5 metros, entre as 21H00 de hoje e até às 18H00 de terça-feira.

O IPMA colocou também as zonas montanhosas da ilha da Madeira sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 90/100 quilómetros por hora entre as 00H00 de terça-feira e as 09H00 de quarta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Apesar dos avisos amarelos para o vento e agitação marítima, o IPMA prevê para terça-feira, dia de Carnaval céu pouco nublado ou limpo, sem precipitação, mas com descida das temperaturas mínimas e vento, que será forte nas terras altas.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade para o final do dia na região norte, e períodos de chuva fraca, em especial no litoral, que serão de neve acima de 1400 metros de altitude.

Está também previsto vento fraco a moderado, tornando-se moderado a forte de norte para o final do dia no litoral e nas terras altas, com rajadas da ordem de 70/80 quilómetros por hora no litoral a sul do rio Douro e da ordem de 90 quilómetros por hora nas terras altas.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal e descida da temperatura mínima, em especial no interior norte.

No sul prevê-se períodos de céu muito nublado, tornando-se geralmente pouco nublado a partir do meio da tarde nas regiões do interior e no sotavento algarvio e possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou aguaceiros fracos no litoral oeste.

Está também previsto vento fraco a moderado de noroeste, tornando-se moderado a forte a partir do final do dia no litoral oeste e nas terras altas, com rajadas da ordem de 70 quilómetros por hora no litoral e da ordem de 90 quilómetros por hora nas terras altas.

O IPMA prevê ainda para a região sul neblina ou nevoeiro matinal e descida da temperatura mínima, em especial no interior.

Na Madeira prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, em geral fraca, passando a regime de aguaceiros fracos nas vertentes norte e nas regiões montanhosas a partir do final da tarde e vento fraco a moderado, rodando para nordeste a partir do meio da tarde e tornando-se gradualmente moderado a forte.

Nas terras altas, prevê-se vento forte de norte, rodando para nordeste a partir do meio da tarde, com rajadas da ordem de 80 quilómetros por hora para o final do dia.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 9 e 15 graus celsius, no Porto entre 7 e 13, em Bragança entre -1 e 14, em Viseu entre 4 e 12, em Castelo Branco entre 5 e 16, em Évora entre 6 e 15, em Beja entre 7 e 15, em Faro entre 8 e 18, em Coimbra entre 6 e14 e no Funchal entre 15 e 21.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.