“Som animado” no Serviço Educativo do Jazz ao Centro

Spread the love

SOM ANIMADO SALÃO BRAZIL

Pensado há muito e com atividades pontuais ao longo dos últimos anos, o Serviço Educativo do Jazz ao Centro Clube (JACC) arranca agora com um programa estruturado e agendado até março próximo. A intenção é chamar os mais novos ao mundo extraordinário da música, numa relação próxima com todas as restantes áreas artísticas, fazendo um apelo direto à participação em família.

Como José Miguel Pereira, responsável pela direção do JACC, já tinha afirmado, em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, O serviço educativo apresenta-se como “um espaço de mediação e criação artísticas no âmbito da música”. As atividades que o integram têm o objetivo de dotar o público – de diferentes faixas etárias – de “ferramentas que facilitem a compreensão e fruição de diferentes práticas musicais e, indo além disso, para a promoção de uma participação e envolvimento ativo das pessoas em processos de criação artística”.

“Som animado”, é a atividade que abre o programa do Serviço Educativo do JACC para 2015, a integrar mais de 70 iniciativas, entre concertos comentados, oficinas, projetos artísticos comunitários, palestras e cursos livres. A oficina, orientada por Jorge Queijo e Maria Mónica, tem lugar neste domingo, a partir das 14H30, no Salão Brazil, em Coimbra.

De acordo com os seus responsáveis, em “Som animado”, através de sons, melodias e ritmos, convidam-se os mais pequenos (e os graúdos que os acompanharem) a criar uma banda sonora para um filme de animação sobre as estações do ano inspirado no wayang indonésio. Durante toda a sessão, é intenção desenvolver a audição ativa e o trabalho de equipa (orquestral).

Para facilitar a vida das famílias interessadas no serviço educativo, a direção do JACC propõe uma assinatura trimestral, por via da qual é possível beneficiar de descontos que podem chegar aos 50 por cento no valor da inscrição em cada atividade. Para isso, é necessário a inscrição num mínimo de 10 das 13 atividades programadas para o primeiro trimestre de 2015.

A segunda atividade, a decorrer nos domingos 18 de janeiro e 1 e 15 de fevereiro, é a oficina “Zeca Afonso: O Homem da Gaita”, orientada por Vânia Couto.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.