Só cinco de 14 médicos estão ao serviço no Centro de Saúde de Oliveira do hospital

Posted by

O do HAvisos da falta de médicos no Centro de Saúde

O Governo foi hoje questionado hoje por deputados socialistas eleitos por Coimbra sobre a falta de médicos no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, onde “dos 14 médicos que ali existiam, apenas cinco” estão a exercer funções.

O Centro de Saúde da cidade, que serve cerca de 25 mil utentes, deveria ter 14 médicos, mas “apenas cinco se encontram atualmente a exercer funções, situação que se poderá agravar com a aposentação de mais alguns”, advertem os deputados.

“Apesar do esforço dos profissionais” que ali exercem funções, regista-se “um agravamento significativo das condições de saúde primárias prestadas àqueles utentes pela ausência de mais de 50 por cento de médicos e pelas exigências acrescidas que se colocam” a quem ali trabalha, sustentam os autores do requerimento entregue na Assembleia da República e cujo primeiro subscritor é Mário Ruivo.

Além disso, a falta de médicos no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital “obriga a deslocações dos utentes do SNS [Serviço Nacional de Saúde] para Coimbra, agravando ainda mais o atendimento no Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra”, alertam os eleitos socialistas.

“Perante a gravidade da situação, o município de Oliveira do Hospital manifestou a sua disponibilidade para assegurar o apoio necessário ao reforço de médicos, na continuidade, aliás, do que já vem fazendo com o alojamento dos médicos contratados pela Administração Regional de Saúde do Centro”, sublinha o mesmo documento.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.