População de aldeia de Coimbra afetada por cheia foi “apanhada de surpresa”

Posted by
Spread the love

cheiasA população do Cabouco está “habituada” às cheias do rio Ceira, mas hoje de manhã foi apanhada de surpresa com a subida do nível da água, que se deveu a um problema técnico numa barragem e não à pluviosidade.

“Não choveu o suficiente para isto acontecer”, disse à agência Lusa Fernando Martins, a morar há 18 anos naquela povoação do concelho de Coimbra, tendo sido acordado às 06:30 para ajudar “a salvar alguma maquinaria” do café do seu cunhado.

Para o habitante do Cabouco, as cheias “já são um hábito, quando os invernos são fortes e há temporais”, em que a população prevê a subida do nível da água do rio Ceira e “vai logo tirar tudo das casas”.

Hoje, a cheia resultou de “uma rutura na conduta entre a barragem do Alto Ceira e a de Santa Luzia”, no concelho da Pampilhosa da Serra, e não da pluviosidade, que não seria suficiente para a subida registada das águas, explicou o comandante dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, Paulo Palrilha.

Segundo o comandante, o ponto máximo do nível da água “foi de um metro”, registado por volta das 11:00, sendo que “o caudal já está a diminuir”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.