100 anos de música na Pocariça e no país

Posted by
Spread the love
António Leitão levou os presentes numa viagem pelo centenário de uma instituição que promove a cultura. FOTO DB/CARLOS JORGE MONTEIRO

António Leitão levou os presentes numa viagem pelo centenário de uma instituição que promove a cultura. FOTO DB/CARLOS JORGE MONTEIRO

100 anos. Uma idade de peso para uma associação que continua a promover a música como uma inspiração para os cidadãos de todas as idades.

A Associação Musical de Pocariça, que ontem encerrou as comemorações dos 100 anos de atividade, “nasceu” de um grupo musical ou tuna, de instrumentos de cordas que se denominava Grupo ou Sociedade Dramática Pocaricense 14 de Julho.

Ao longo deste século de existência vários foram os momentos que contribuiram para a sua afirmação no concelho de Cantanhede, na região e até no país.

A entrada de duas praticantes no início da década de 70 foi um desses momentos, marcando um novo ciclo. Mas não só. A criação de uma sede própria em 1948, a revitalização do Grupo de Teatro, Arte e Cultura, em 2000; a fundação da Federação de Filarmónicas do Distrito de Coimbra são outros momentos que contribuíram para a afirmação da instituição no contexto da cultura regional.

Versão completa na edição impressa

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.