Transportes Urbanos de Coimbra reforçam frota com cinco autocarros usados

Posted by
Spread the love
Subsídio à exploração será pago em tranches mensais. FOTO LUÍS CARREGÃ

FOTO LUÍS CARREGÃ

Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) investiram mais de 250 mil euros na compra de cinco autocarros usados que vão ser postos ao serviço a partir de janeiro, anunciou hoje a Câmara Municipal.

As viaturas, da marca “Mercedes-Benz”, têm 10 anos e custaram 252.150 euros, incluindo o valor do IVA, “encontrando-se a meio do seu período expectável de utilização e abaixo da média de idades da frota dos SMTUC”, que ronda os 13 anos.

“O primeiro destes veículos chegará aos SMTUC na segunda semana do próximo mês de janeiro e os restantes quatro nas semanas imediatamente seguintes, ao ritmo de um por semana”, refere uma nota da autarquia presidida pelo socialista Manuel Machado.

Estes autocarros dispõem de 32 lugares sentados, 58 de pé e um para cadeira de rodas, além de portas de serviço duplas, com rampa manual para cadeira de rodas na porta central, e ar condicionado.

“Contam ainda com uma garantia de um ano para os órgãos mecânicos”, acrescenta.

Segundo a Câmara de Coimbra, “um veículo deste género, novo, custa cerca de 250 mil euros, pelo que os SMTUC vão pagar aproximadamente um quinto desse valor por cada um dos usados”.

Os SMTUC já possuíam 19 viaturas “Mercedes-Benz Citaro”, frota que, com esta compra, aumentará para 24 unidades.

“A atual conjuntura económica e a falta de apoios financeiros externos à Câmara Municipal de Coimbra não têm permitido renovar a frota dos SMTUC ao nível do que é necessário e desejável”, justifica a autarquia.

Os atuais “constrangimentos de natureza orçamental” impedem a compra imediata de viaturas novas, tendo os SMTUC considerado “vantajosa a aquisição de autocarros usados”, tendo aberto um concurso público para o efeito.

Como nesse concurso foi excluída a única proposta apresentada, “por não cumprir com o caderno de encargos”, foi lançado um procedimento por ajuste direto à empresa Carbus Veículos e Equipamento.

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.