Opinião – Projetar o futuro com o prestígio conquistado no passado

Posted by

Ana Paula Pais

Ana Paula Pais

Os desafios atuais de uma escola são diversos e exigentes, precisamos de escolas de referência, modelos humanos catalisadores de atitudes de responsabilidade social e ambiental que desenvolvam espirito de iniciativa e inovação e que inspirem os seus alunos para uma cidadania ativa e responsável.

A escola de hotelaria e turismo de Coimbra tem um projeto educativo assente nestes valores – compromisso, rigor, exigência, qualidade e excelência – formando profissionais para o setor da hotelaria e turismo, preparados para os desafios empresariais atuais, que sejam uma mais-valia para as empresas, responsáveis por novos negócios empreendedores que respondam às exigências do dinamismo da nossa região.

Na sua história a EHTC procurou sempre ir ao encontro dos outros, estabelecendo parcerias com o setor, com os empresários, com as associações, estabelecendo pontes, redes colaborativas que têm aglutinado ideias e pessoas em torno de projetos comuns geradores de mudança e desenvolvimento.
Tivemos ao longo de 25 anos cerca de 6.700 alunos em percursos de qualificação inicial e mais de 17.500 formandos em percursos de formação contínua e ao longo da vida. Implementámos novas e diversificadas ofertas formativas do Turismo de Portugal, procurando posicionarmo-nos como referencia para o setor do turismo, em domínios hoje extremamente importantes como, o empreendedorismo, a inovação e o marketing, formando e qualificando os nossos jovens à medida das exigências crescentes deste atrativo e dinâmico setor de atividade.

Esta dinâmica interativa que conseguimos é o suporte dos objetivos que definimos para o futuro e que passam por 6 vetores estratégicos:

1-Apostar no desenvolvimento de novas competências, posicionando a escola como uma entidade credível e de referência na produção de informação e conhecimento;

2-Investir nas pessoas, procurando novas competências técnicas e científicas conducentes com as exigências atuais do setor;

3-Investir na relação com as empresas do setor da hotelaria e do turismo e de setor corelacionados, disponibilizando novas e criativas soluções empresariais;

4-Investir na relação com outras escolas, a nível nacional e internacional, partilhando conhecimento e recursos na implementação de novos projetos e procurando sinergias geradoras de valor acrescentado para todos;

5-Investir na relação com os nossos ex-alunos, criando uma rede colaborativa funcional que nos permita manter uma ligação constante e mutuamente profícua;

6-Cooperar com as instituições e com as autarquias, dando o nosso contributo para a dinâmica das políticas públicas de turismo da nossa cidade e da nossa região.

Pensamos este futuro inspirados numa história gratificante que nos orgulha e nos faz acreditar que temos muito para construir, e que os nossos alunos poderão dar o seu contributo para a estratégia turística da região centro e do nosso país!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.