Fado de Ricardo Ribeiro “fecha” Quintas do Conservatório

RICARDO RIBEIRO

É com um dos mais aplaudidos trabalhos do fado nos últimos tempos que, esta quinta-feira, encerra a temporada de outono da programação da Associação de Amigos do Conservatório de Coimbra (A2C2) para o grande auditório no edifício ao Vale das Flores. Ricardo Ribeiro leva ao Conservatório de Música de Coimbra, a partir das 21H30, o seu “Largo da Memória”.

Entretanto, desde outubro e depois de Pedro Burmester – que abriu a temporada de outono –, as Quintas do Conservatório já apresentaram a Coimbra o filme “Alan Oulman – Com que voz”, de Nicholas Oulman, o Prémio Jovens Músicos, o espetáculo “Just in time” – Paula Oliveira, António José Veloso, Bernardo Moreira e Manuel Jorge Veloso –, o novo disco The Casino Royal, o projeto Noa Noa, Celina da Piedade, Rita Redshoes e Coimbra Gospel Choir em concerto.

Agora, para encerrar em beleza, o fadista com um trabalho sobre o qual Miguel Esteves Cardoso escreveu o seguinte: “Largo da Memória, de Ricardo Ribeiro, é um disco fundamental. Ficará na História.”

Editado em outubro de 2013, “Largo da Memória” confirma, de acordo com as melhores opiniões, o génio musical e interpretativo do fadista que conta já com dois álbuns em nome próprio e o “Em Português”, CD editado em 2008 a meias com o alaudista Rabih Abou-Khalil. Um álbum com poemas de Silva Tavares, Mário Rainho, Tiago Torres da Silva, José Luís Gordo e António Rocha, editado pela Enja Records e eleito um dos 10 melhores álbuns Top of the World pela revista Songlines.

No mundo do fado desde muito novo, Ricardo Ribeiro foi vencedor da Grande Noite do Fado dois anos consecutivos. Em 2004 participou no CD “Tribute to Amália Rodrigues” da editora World Connection, com o tema “Quando se gosta de alguém”. Desde então, o artista tem mantido uma intensa atividade, tendo já colaborado em múltiplos projetos musicais. Depois da apresentação em Coimbra, amanhã, Ricardo Ribeiro cantará, a 12 de dezembro, no Sextas Culturais, Cineteatro S. Pedro, em Águeda, e a 13 de dezembro no Cineteatro Municipal de Ourém. Os bilhetes para as Quintas do Conservatório têm um preço entre os 10 e os 12 euros.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.