Opinião – Coimbra e Nazaré partilham o palco em Novembro

Posted by

 VASCO GARCIA

 

Com o Inverno a chegar, diminuíram as referências a Coimbra nos media internacionais que, no entanto, continuam
a passar ao mundo uma boa imagem da cidade dos estudantes. Mas quem está realmente “na crista da onda” é a Nazaré, que dominou as atenções durante o mês de Novembro.
Comecemos pelas referências a Coimbra.
Em França, o L’Express Styles inclui a Lusa-Atenas entre os destinos incontornáveis em Portugal. A cidade, onde “as pitorescas ruas estreitas” levam até à universidade, é descrita como “festiva” e “encantadora”. O Convento de Celas e a Igreja de Santa Cruz também são referidos neste artigo. No Brasil, é o Portugal dos Pequenitos que merece destaque. Num artigo sobre
viagens com crianças, a publicação Viagem e Turismo realça que o parque temático, “feito à medida das crianças”, conta a história de Portugal com a ajuda de miniaturas. A “Coimbra dos Doutores” também é referenciada no Diário de Cuiabá como um dos ex-libris de Portugal. No Reino Unido, a TV Times dá conta de um programa televisivo que faz o relato de
uma viagem de comboio por Portugal, que inclui uma passagem por Coimbra para ouvir “o belo fado cantado pelos estudantes na Universidade”.
Fora da cidade, mas ainda no distrito de Coimbra, o também Britânico Cycling Weekly reporta uma prova de ciclismo, a
Skyroad Granfondo, que juntou mais de mil participantes nas Aldeias do Xisto, ligando a Lousã à Pampilhosa da Serra, com passagem por Góis. O autor, que também pedalou os 100 quilómetros da prova, descreve a região como “a Toscânia de Portugal”.
A exposição International Surrealism Now, que depois de Conímbriga esteve patente no Palácio da Lousã, continua a ser notícia nos Estados Unidos, com referências em 13 meios. Boa onda na Nazaré. A Nazaré está, por estes dias, na moda e a onda de notícias que chegaram dos quatro cantos do mundo comprovam-no. A Alemanha foi o país que mais falou sobre a “incomparável” vila piscatória e as ondas gigantes da Praia do Norte, muito pela tentativa do surfista Sebastian
Steudtner de bater o recorde da mais alta onda surfada do mundo. Para já, a tentativa valeu-lhe, e a outros surfistas que por ali
tentaram a sua sorte nas últimas semanas, uma nomeação para o 2015 Billabong XXL Awards, uma espécie de Óscares das ondas gigantes.
Além das 27 referências na Alemanha, também Estados Unidos ( 14 ), Reino Unido ( 12 ), França ( 6 ) e Itália ( 1 ) relataram as peripécias dos surfistas que desafiaram o canhão da Nazaré.
Realce ainda para os artigos sobre uma prancha especialmente desenhada pela Mercedes-Benz e pela Corticeira Amorim para Gareth McNamara que lhe irá permitir enfrentar ainda melhor as “espectaculares” ondas da Nazaré.

 
NOTA: Análise elaborada com base nas
notícias recolhidas pelo serviço de monitorização
de media da Cision, no período
compreendido entre os dias 1 e 30 de Novembro,
em Espanha, Reino Unido, França,
Alemanha, Itália e Estados Unidos da América.
Esta pesquisa engloba mais de 39.300
meios de informação online e 54.500 em
meios impressos. A Cision é líder global em
serviços e software de pesquisa, monitorização
e análise de media.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.