Vice-presidente da Câmara de Ansião renunciou ao mandato

Posted by

FernandoInacio02

O vicepresidente da Câmara de Ansião, Fernando Inácio Medeiros, renunciou ontemao mandato e vai assumir as funções de diretor-geral da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó (ETP Sicó), da qual o município é o maior acionista.

“A renúncia decorre da proposta que me foi feita pelo conselho de administração da Sicó Formação [entidade proprietária da escola], no qual o município de Ansião tem a competência de indicar o diretor-geral”, afirmou à agência Lusa Fernando Inácio Medeiros, eleito pelo PSD, considerando o desafio “muito aliciante face ao prestígio da instituição”, no seu entender “um bom exemplo de intermunicipalismo”.

Para o ex-autarca, professor com 47 anos e desde 2001 vereador, “as pessoas nunca se vão sentir defraudadas ou magoadas” com a decisão, dado que se mantém “num projeto que faz parte dos grandes objetivos do município” do distrito de Leiria, a ETP Sicó, “escola com grande importância no panorama da formação na região e que tem almejado grande prestígio, nacional e internacional”.

Segundo o sítio na Internet da escola, esta foi criada em 1991 por contrato-programa entre o Ministério da Educação e as câmaras municipais de Ansião, Alvaiázere e Penela, esta última do distrito de Coimbra.

Iniciou a sua atividade nesse ano, tendo atualmente mais de um milhar de jovens e adultos, distribuídos por diversas ofertas de formação, disponibilizadas naqueles concelhos.

Em 1999, as três câmaras constituíram a Sicó Formação – Sociedade de Ensino Profissional, SA, tendo-se juntado agora novos acionistas: Caixa de Crédito Agrícola Mútuo Serras de Ansião, Associação Empresarial de Ansião, Associação de Desenvolvimento do Concelho de Alvaiázere e CerciPenela.

Ontem, na reunião do executivo, por iniciativa do presidente da Câmara, Rui Rocha, foi aprovado propor ao conselho de administração da Sicó Formação a designação para diretor-geral do estabelecimento de ensino do ex-vereador Fernando Inácio Medeiros.

Rui Rocha explicou à Lusa que o atual diretor-geral da ETP Sicó, Ilídio Baptista, integra também o conselho de administração da Sicó Formação (indicado pela Caixa de Crédito, de que também é presidente), pelo que “importa prevenir eventuais incompatibilidades”.

“O município reconhece o trabalho do atual diretor ao longo destes 23 anos, naquilo que foi a afirmação do projeto Sicó Formação, entendendo que, nesta fase, a pessoa proposta reúne todas as condições para continuar este trabalho”, adiantou o autarca.

Rui Rocha adiantou que “o professor Fernando Medeiros exerceu as funções de vereador nos últimos 13 anos, tendo à sua responsabilidade o pelouro da educação, além de que já era o representante do município na assembleia geral da Sicó Formação”.

O vereador Jorge Cancelinha passa a assumir os pelouros que eram de Fernando Inácio Medeiros, ficando a tempo inteiro. António Marques, comandante dos Bombeiros Voluntários de Ansião, é o novo elemento do executivo.

2 Comments

  1. Esta é, na minha opinião, uma mera jogada política, que visa catapultar para as lides políticas o, agora novo vereador, que não tem quaisquer peso político. Lamento que se continue a assistir neste país e jogadas políticas mesquinhas.

  2. Magda Gama says:

    Apesar de ser de Leiria, estou CONSIGO SEMPRE João. E ENTENDO-O PERFEITAMENTE! !

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.