“Se o que falei é de gestão corrente, então não sei o que é uma estratégia”

Posted by
Spread the love
João Ataíde. FOTO PEDRO AGOSTINHO CRUZ

João Ataíde. FOTO PEDRO AGOSTINHO CRUZ

Se a câmara não necessitasse do Plano Estratégico de Desenvolvimento (PED) para a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), tê-lo-ia feito na mesma?

Necessariamente, teríamos de fazer um plano estratégico, no âmbito das novas políticas. E isto é um princípio de conversa para a abertura do PDM, porque, quando se pede esta revisão, no fundo, tem de se dizer o que se pretende para o concelho. Os decisores e os fiscalizadores têm de ver a conformidade do PDM com o cumprimento das regras definidas em planos de ordenamento do território.

Entende-se como plano estratégico um documento que define objetivos e diz quando e como alcançá-los. Este PED sustenta-se nestas bases?

Pois, essa é a questão se está mensurado, se está definido. Aqui, obviamente que só posso mensurar e definir os planos de ação que dependem diretamente de nós. Enquanto, por exemplo, os quadros comunitários de apoio definem estratégias e dão o respetivo envelope financeiro, nós ainda não temos esse envelope. É um quadro que está previsto para médio e longo prazo. Ou seja, este plano pretende acompanhar a ação do Acordo de Parceria do Portugal 2020.

O que é que o PED preconiza para o turismo?

No fundo, é como em tudo: é olhar para o território e ver aquilo que nos pode diferenciar e aquilo que nos pode afirmar. Portanto, toda a definição do turismo está assente neste princípio, muito virado para o ecoturismo, turismo pedonal, práticas desportivas e, com um objetivo mais ousado, captar cruzeiros de média dimensão. E, depois, uma preocupação muito grande de afirmação e de marketing. Esta questão do turismo pressupõe, e estamos a concluir isso, um espaço integrado. A Figueira da Foz tem tudo a ganhar se estiver integrada numa região. A nós cabe-nos desenvolver os nossos potenciais e integrá-los no todo nacional, com a respetiva promoção. Acho que temos muito a fazer. Já fico contente por ter aberto uma grande unidade hoteleira e de estarem emergentes pequenos investimentos que se inserem na nossa política, nomeadamente os surf camps e os centros de acolhimento diferenciados para a prática do surfe.

Versão completa na edição impressa

3 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.