Passeios pela Serra da Lousã à procura de cogumelos

Posted by
Spread the love

cogumelos

Os cogumelos silvestres dominam dezenas de atividades na Serra da Lousã, no outono, com destaque para caminhadas, formação e gastronomia, sendo os participantes incentivados a valorizarem os ecossistemas e a gestão comunitária dos baldios.

As Jornadas Micológicas de Vilarinho, a decorrer até quarta-feira, envolvem compartes dos baldios desta antiga freguesia do concelho da Lousã, além de outros interessados, como estudantes nacionais e estrangeiros e investigadores do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.

Esta iniciativa assume “uma linha de investigação sobre pedagogias para a gestão comunitária” da propriedade florestal, disse à agência Lusa a investigadora do CES Rita Serra, que orienta aquele programa.

O engenheiro florestal José Pais, da Castanheira de Pera, dedica-se há vários anos à formação na área da micologia e responde a inúmeras solicitações nesta época do ano.

“As atividades sobre cogumelos silvestres são um contributo para a preservação do ambiente e dos ecossistemas”, afirmou José Pais, que, a convite do Conselho Diretivo dos Baldios da Lousã, vai liderar mais um passeio micológico, no dia 15, para identificação e classificação de cogumelos.

As Jornadas de Vilarinho dão continuidade a um trabalho iniciado, há quatro anos, no âmbito do projeto “SCRAM – crises, gestão de riscos e novos arranjos socioecológicos para as florestas”, financiado pela Fundação para a Ciência e para a Tecnologia.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.