Governo quer criar o Dia Nacional da Gastronomia

Posted by
Spread the love

MINISTRO POIARES MADURO LC  (8)

O ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro, anunciou ontem na Figueira da Foz que será apresentado nos próximos dias um projeto de resolução com o objetivo de criar o Dia Nacional da Gastronomia.

“Dentro de poucos dias será apresentado o projeto de resolução que via a criação de um Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa”, informou Miguel Poiares Maduro, no final da sua distinção com o Grau de Associado de Mérito pela Federação das Confrarias de Gastronomia, no Casino da Figueira da Foz, onde estiveram presentes cerca de 30 confrarias.

A gastronomia é património “cultural, social e económico”, sublinhou o ministro Adjunto, referindo que este setor “tem um forte impacto nas atividades económicas”, como é o caso do “turismo determinado pela gastronomia”.

Para Poiares Maduro, a gastronomia pode ser vista como “uma vantagem competitiva”, ao valorizar “os recursos endógenos”.

No próximo quadro comunitário haverá também fundos para este setor, em que as confrarias poderão assumir “um papel importante”.

As confrarias poderão participar na “ação de base local com parcerias entre instituições privadas e públicas”, promovendo “os produtos locais”, afirmou, sublinhando ainda a importância de na gastronomia portuguesa “conjugar-se o respeito pela tradição com a inovação”.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.